Seção: Guia
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Os serviços que compõem uma oferta de IPTV são definidos nas seguintes categorias: vídeo, áudio, comunicação, entretenimento, comércio e utilitários. O IPTV representa a transmissão de sinais multimídia, tais como: áudio, vídeo, gráficos, textos e TV, sempre transportando em rede IP com garantias de qualidade, segurança, integridade e confiabilidade.
Esses serviços são apresentados a seguir.
Vídeo
Os serviços de vídeo englobam duas grandes categorias: broadcast e vídeo armazenado (unicast na sua grande maioria).
O serviço de broadcast é o tradicional existente na TV aberta ou TV paga, baseado em canais e grades de programação. Esse serviço constitui a base de um serviço de TV e oferece aos usuários a possibilidade de controlar o conteúdo armazenado incluindo funções como play e stop. Exemplos de modalidades de serviços IPTV nesta categoria são apresentados a seguir.
Video on Demand (VOD)
O usuário pode selecionar o conteúdo que deseja assistir de uma lista que inclui filmes, documentários, entre outros programas. O usuário interage na IPTV acessando seu conteúdo de VoD via comunicação unicast.
Existem diversas variações de modalidades do serviço como, por exemplo Near VOD (NVOD) em que existem horários pré-definidos, e Subscription VOD (SVOD) em que o usuário paga uma assinatura que lhe dá direito a consumir uma quantidade de títulos (DUQUE, 2008).
Virtual Channels
É uma variação dos serviços NVOD em que o provedor cria canais virtuais para exibir conteúdos selecionados. Por exemplo, é possível criar canais virtuais temáticos onde são exibidos filmes de um determinado gênero sequencialmente.
Time-shifted TV
Enquanto o usuário assiste um conteúdo broadcast, possui a facilidade de retroceder no tempo como se tivesse utilizando um vídeo cassete e depois continua a seguir o conteúdo de acordo com a transmissão original.
Personal Video Recorder (PVR) ou Digital Video Recorder (DVR)
É uma facilidade que permite ao usuário armazenar um conteúdo desejado de acordo com regras pré-estabelecidas de Digital Rights Management (DRM) (DUQUE, 2008).
Áudio
Os serviços de áudio são apresentados a seguir.
Broadcast de música
São serviços de transmissão de estações de rádio tradicionais ou de canais de música criados pela operadora, e que podem ser personalizados e já são oferecidos pelas operadoras de TV a cabo e satélite.
Música sob demanda
É um serviço análogo ao VOD aplicado no contexto de música, permitindo ao usuário selecionar as músicas que deseja ouvir e até criar coleções personalizadas.
Comunicação
Os serviços de comunicação integrados permitem que os provedores possam adicionar funcionalidades avançadas aos serviços tradicionais de telefonia e acesso à Internet, além de oferecerem aos usuários um novo meio de comunicação, a TV. Os serviços e novas funcionalidades de comunicação podem ser agrupados nas duas categorias apresentadas a seguir.
Telefonia
Permite aos usuários estenderem as funcionalidades de seus serviços de telefonia utilizando a TV. Exemplo: vídeo telefonia e vídeo conferência.
Internet
São os serviços que trazem as facilidades da Internet para a tela da TV. Exemplo: navegação web via TV em portais desenvolvidos de forma específica.
Entretenimento
Na categoria de entretenimento incluem-se os serviços de jogos que variam em complexidade e sofisticação, desde os jogos mais simples – single player – até jogos mais sofisticados – multiplayer com recursos tridimensionais, também conhecidos como Massively Multiplayer Online Games.
Comércio
Essa categoria inclui o comércio de bens e serviços utilizando a interface da TV, também denominado como telecommerce. Essa aplicação é similar ao conceito de e-commerce, mas possui interface adaptada para interatividade via TV. Além do serviço de comércio, se incluem aqui os serviços de propaganda interativa e direcionada.
Utilitários
Além dos serviços listados, existe uma variedade de serviços utilitários que se prestam tanto ao público corporativo quanto ao residencial. Alguns exemplos nesta categoria são: vigilância, automação residencial, e-learning, aplicações para mercados verticais específicos (ex.: setor hoteleiro).
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