Seção: Guia

 

IPTV: Arquitetura Típica

 

Os serviços que compõem uma oferta de IPTV são definidos nas seguintes categorias: vídeo, áudio, comunicação, entretenimento, comércio e utilitários. O IPTV representa a transmissão de sinais multimídia, tais como: áudio, vídeo, gráficos, textos e TV, sempre transportando em rede IP com garantias de qualidade, segurança, integridade e confiabilidade.

 

Esses serviços são apresentados a seguir.

 

Vídeo

 

Os serviços de vídeo englobam duas grandes categorias: broadcast e vídeo armazenado (unicast na sua grande maioria).

 

O serviço de broadcast é o tradicional existente na TV aberta ou TV paga, baseado em canais e grades de programação. Esse serviço constitui a base de um serviço de TV e oferece aos usuários a possibilidade de controlar o conteúdo armazenado incluindo funções como play e stop. Exemplos de modalidades de serviços IPTV nesta categoria são apresentados a seguir.

 

Video on Demand (VOD)

 

O usuário pode selecionar o conteúdo que deseja assistir de uma lista que inclui filmes, documentários, entre outros programas. O usuário interage na IPTV acessando seu conteúdo de VoD via comunicação unicast.

 

Existem diversas variações de modalidades do serviço como, por exemplo Near VOD (NVOD) em que existem horários pré-definidos, e Subscription VOD (SVOD) em que o usuário paga uma assinatura que lhe dá direito a consumir uma quantidade de títulos (DUQUE, 2008).

 

Virtual Channels

 

É uma variação dos serviços NVOD em que o provedor cria canais virtuais para exibir conteúdos selecionados. Por exemplo, é possível criar canais virtuais temáticos onde são exibidos filmes de um determinado gênero sequencialmente.

 

Time-shifted TV

 

Enquanto o usuário assiste um conteúdo broadcast, possui a facilidade de retroceder no tempo como se tivesse utilizando um vídeo cassete e depois continua a seguir o conteúdo de acordo com a transmissão original.

 

Personal Video Recorder (PVR) ou Digital Video Recorder (DVR)

 

É uma facilidade que permite ao usuário armazenar um conteúdo desejado de acordo com regras pré-estabelecidas de Digital Rights Management (DRM) (DUQUE, 2008).

 

Áudio

 

Os serviços de áudio são apresentados a seguir.

 

Broadcast de música

 

São serviços de transmissão de estações de rádio tradicionais ou de canais de música criados pela operadora, e que podem ser personalizados e já são oferecidos pelas operadoras de TV a cabo e satélite.

 

Música sob demanda

 

É um serviço análogo ao VOD aplicado no contexto de música, permitindo ao usuário selecionar as músicas que deseja ouvir e até criar coleções personalizadas.

 

Comunicação

 

Os serviços de comunicação integrados permitem que os provedores possam adicionar funcionalidades avançadas aos serviços tradicionais de telefonia e acesso à Internet, além de oferecerem aos usuários um novo meio de comunicação, a TV. Os serviços e novas funcionalidades de comunicação podem ser agrupados nas duas categorias apresentadas a seguir.

 

Telefonia

 

Permite aos usuários estenderem as funcionalidades de seus serviços de telefonia utilizando a TV. Exemplo: vídeo telefonia e vídeo conferência.

 

Internet

 

São os serviços que trazem as facilidades da Internet para a tela da TV. Exemplo: navegação web via TV em portais desenvolvidos de forma específica.

 

Entretenimento

 

Na categoria de entretenimento incluem-se os serviços de jogos que variam em complexidade e sofisticação, desde os jogos mais simples – single player – até jogos mais sofisticados – multiplayer com recursos tridimensionais, também conhecidos como Massively Multiplayer Online Games.

 

Comércio

 

Essa categoria inclui o comércio de bens e serviços utilizando a interface da TV, também denominado como telecommerce. Essa aplicação é similar ao conceito de e-commerce, mas possui interface adaptada para interatividade via TV. Além do serviço de comércio, se incluem aqui os serviços de propaganda interativa e direcionada.

 

Utilitários

 

Além dos serviços listados, existe uma variedade de serviços utilitários que se prestam tanto ao público corporativo quanto ao residencial. Alguns exemplos nesta categoria são: vigilância, automação residencial, e-learning, aplicações para mercados verticais específicos (ex.: setor hoteleiro).