Seção: Tutoriais Telefonia Celular
|
|
|||||
Apresenta-se a seguir as características principais de um cabo coaxial.
![]()
Condutor Interno
Quando formado por cobre nu deve ser composto por cobre eletrolítico, de alta pureza. Isto significa baixa resistência ohmica, o que é desejável dentro das dimensões para o qual o cabo é projetado.
Quando formado por condutor central de aço cobreado a relevância se volta para o correto diâmetro do mesmo, pois quanto menor o diâmetro maior a resistência ôhmica do condutor.
Isolação
Tem função de isolação entre o condutor interno e externo, porém esta é uma visão simplificada do que acontece na transmissão de um sinal pois devemos lembrar que o "sinal" não é formado apenas pela corrente elétrica que ocorre devido a aplicação de um determinado nível de tensão nos condutores interno e externo, mas também pelo campo elétrico e magnético que se estabelece na isolação em função desta corrente e nível de tensão. Portanto este meio a qual chamamos simplesmente de isolação tem grande importância na qualificação de um cabo coaxial.
Para que tenhamos certeza sobre a qualidade desta isolação devemos levar o material a laboratório e submetê-lo a testes apropriados para verificarmos suas características. Porém, muitas vezes uma simples inspeção visual do cabo que desejamos adquirir pode nos mostrar alguma coisa sobre a qualidade do mesmo, por exemplo:
Condutor externo
O condutor externo dos cabos coaxiais tem função elétrica tanto na transmissão do sinal como também na blindagem do cabo. Ela não tem função apenas de isolação eletromagnética com o meio ambiente mas também tem função relevante na condução do sinal pois da mesma forma que no condutor interno, temos passagem de corrente elétrica nesta blindagem.
Quanto mais fechada for, mais cobre foi utilizada em sua fabricação, menor será sua resistência ohmica e maior sua imunidade a ruídos, este aliás é um dos motivos pela qual não podemos dispensar a malha de cobre nos cabos que utilizam fita de poliéster aluminizada que apesar de aumentarem a blindagem do cabo tem resistência elétrica elevada.
Estas fitas recobrem completamente o cabo, são flexíveis, práticas e quando utilizadas com a malha de cobre formam um par de componentes excelentes no que diz respeito tanto na condução quanto na blindagem do sinal.
É comum que o cobre da blindagem seja estanhado como do exemplo abaixo o que lhe dá uma aparência prateada, o estanho evita que o cobre entre em contato direto com o alumínio da fita e crie corrosão entre ambos sob a presença de umidade principalmente nas regiões mais expostas do cabo que são os pontos de conexão.
![]()
Capa
A capa tem função de proteção do cabo e sua função é apenas isolar o meio de transmissão do ambiente externo. As capas mais comuns são formadas por PVCs ou polietileno. Também encontramos as linhas anti-chamas para estes dois produtos.
Quando adquirimos um cabo coaxial devemos observar a espessura da capa que deve ser adequada para suportar possíveis trações e abrasões a qual o cabo estará sujeito durante um típico processo de instalação e é claro que cabos que economizam nesta característica podem ter esta proteção danificada e deixar os condutores metálicos internos expostos a ação do ambiente externo levando em primeiro momento a perda de qualidade do sinal e ao longo do tempo sua perda total.
![]()
|