Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Identificação de Qualidade: Cabo Coaxial - Atenuação e Perda de Retorno

 

Atenuação

 

Uma analogia para ilustrarmos a atenuação seria aquela observada com fogos de artifício. Quando acesos se deslocam com um brilho intenso que vai diminuindo a medida que sua energia vai acabando, esta situação ilustra o sinal transmitido em um cabo real. Se estes fogos seguissem indefinidamente, com o mesmo brilho, até serem perdidos de vista teríamos a situação equivalente do cabo ideal, ou sem perdas independente de seu comprimento.

 

O que ocorre, no entanto, é que em função dos materiais utilizados na construção de um cabo assim como de seu comprimento, parte deste sinal se perde de forma muito parecida de quando perdemos energia elétrica (que é paga a concessionária) nos fios aquecidos dos eletrodomésticos que utilizamos como chuveiros, aquecedores, secadores, geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.

 

Fisicamente a atenuação depende da freqüência do sinal e da construção do cabo, portanto a qualidade construtiva dos condutores são determinantes na redução deste fenômeno. A atenuação é apresentada nas especificações técnicas em gráficos ou tabelas em função da freqüência e estes dados serão utilizados pelos técnicos a fim de especificarem os cabos para suas instalações ou equipamentos dentro de valores admissíveis.

 

Os valores geralmente aparecem em db/100m e quanto menor for este valor menos atenuação para o sinal teremos e mais eficiente o produto. Por exemplo, um cabo que apresente na freqüência de 500 Mhz 9,1 db/100m é melhor que outro que apresente 10,0 db/100m nesta mesma freqüência.

 

Exemplo de tabela de Atenuação x Frequência

 

Frequência (MHz)
Atenuação (dB/100m)
10
4,8
30
8,5
50
10,9
100
15,6
200
24,0
400
34,0
600
42,8
800
50,0
1.000
56,0

 

Perda de Retorno

 

Como vimos, na fabricação de uma linha de transmissão o produto passa por vários processos industriais para construção das caracteristicas do cabo e cada uma destas etapas tem que ser acompanhadas por um controle de qualidade contínuo para assegurar que tanto as dimensões do produto quanto a pureza de seus componentes estejam dentro de certos parâmetros pré-estabelecidos.

 

Estas ações quando bem executadas levam a um bom resultado daquilo que chamamos de perda de retorno do sinal. Este parâmetro, que só pode ser medido e analisado com equipamentos apropriados nos fornece indiretamento a qualidade construtiva ao longo de um trecho de um cabo.

 

Como sabemos, a impedância seja ela de um coaxial ou não, é função da geometria do mesmo bem como dos componentes que são utilizados em sua construção, mas estes dois componentes não são perfeitamente constantes ao longo do cabo tendo pequenas variações construtivas cujas tolerâncias são pré estabelecidas pelos fabricantes.

 

A perda de retorno está diretamente relacionada a estas variações de impedância para uma dada frequência provocando reflexões do sinal transmitido e gerando perda do sinal original que se dirige a carga. Este fenômeno existe em todos cabos de transmissão de sinal inclusive nos de transmissão de energia e não há como evitá-lo, contudo o que os fabricantes podem fazer é através do aprimoramento de seu processo industrial manter a perda de retorno resultante dos processos industriais dentro de certos limites.

 

Como exemplo, podemos dizer que atualmente uma perda de retorno em torno de 20 (db) para cabos coaxiais de 50 e 75 ohms com blindagem em malha identifica um bom produto para a maioria das aplicaçoes atuais situadas na faixa de frequência de até 2,5 Ghz.

 

Abaixo podemos ver o resultado de um teste de perdade retorno de um cabo de 75 ohms na faixa de frequência de 50 Mhz até 1,0 Ghz. Os ponto de 1 a 5 correspondem a perda de retorno nas frequencias escolhidas, estes dados podem ser solicitados pelo cliente ou apenas seguirem um procedimento padrão de controle de qualidade do produto testado.

 

A referência a esquerda marcada por um pequeno ponto corresponde ao ponto zero. No exemplo, quando descemos uma divisão aumentamos em 10 (dbs) o valor a ser medido e quanto maior este valor melhor o desempenho do cabo na frequência específica. Neste caso temos que:

 

Melhor desempenho: 28,151 (db) em 359,224 Mhz.

 

Resultado do teste de perda de retorno de um cabo Coaxial