Seção: Tutoriais Telefonia Celular
|
|
||
![]()
Os cabos metálicos de pares trançados ou com condutores encordoados tem várias aplicações sejam elas no controle de processos industriais, automação comercial, sistemas de segurança, equipamentos de som, vídeo e informática.
São encontradas, por exemplo, nas câmeras de segurança para controle de movimento, foco e zoom, cancelas e catracas eletrônicas, nos mais diversos tipos de sensores utilizados no comercio e indústria (sensores de pressão, temperatura, vazão, peso, volume, etc.), nas redes de dados comerciais, industriais e de comunicação.
Como as aplicações destes cabos são extremamente amplas cada produto deve ter características construtivas próprias em função de sua utilização, contudo podemos dizer que as qualidades desejáveis nos cabos coaxiais descritas acima, como baixa resistência ôhmica dos condutores internos e da blindagem (se houver) e qualidade nos elementos de isolação e capa são características que devem ser observadas na aquisição uma vez que o mesmo produto pode ser utilizado em ambientes totalmente distintos, ou seja, um cabo utilizado na câmera de uma loja de departamentos não estará sujeito às mesmas condições ambientais se este mesmo cabo for utilizado em um ambiente industrial.
O fabricante tem que estar atento a este fato e expor em suas especificações técnicas ou através de seu serviço de suporte ao cliente em que condições seus produtos podem ser utilizados visando a qualidade e durabilidade da instalação.
Uma característica construtiva importante que diferencia um cabo de par trançado de um coaxial é com relação a sua blindagem. Vimos que a blindagem de um coaxial também exerce a função de condutor do sinal a ser transmitido, porém no caso dos pares trançados temos dois condutores que exercem esta função ficando a blindagem geralmente, apenas com a função de proteger o sinal interno de eventuais interferências eletromagnéticas externas, o que pode distorcer o sinal transmitido.
![]()
|