Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

LTE: Considerações Finais

 

O LTE está bem posicionado para atender aos requisitos das redes móveis de próxima geração – tanto para as operadoras existentes que seguem 3GPP/3GPP2, como para as novas.

 

Com ela, poderão ser oferecidos serviços de banda larga móvel de elevado desempenho para o mercado de massa, por meio de uma combinação de elevadas taxas de bit e throughput – tanto no uplink como no downlink – com baixa latência.

 

A infra-estrutura LTE é projetada para ser a mais simples possível de implementar e operar, por meio de tecnologia flexível que pode utilizar várias faixas de freqüência. O LTE oferece larguras de banda escalonáveis, de menos de 5MHz a 20MHz, com suporte a espectros de FDD e TDD.

 

A arquitetura LTE-SAE reduz o número de nós, suporta configurações flexíveis de rede e fornece um alto nível de disponibilidade de serviço. Além disso, terá interoperabilidade com GSM, WCDMA/HSPA, TD-SCDMA e CDMA.

 

O LTE estará disponível não apenas nos telefones móveis de próxima geração, mas também nos notebooks, câmeras fotográficas, câmeras de vídeo, terminais sem fio fixos e outros dispositivos que se beneficiam da banda larga móvel.

 

Referências

  1. 3GPP TR 25.913 “Feasibility Study of Evolved UTRA and UTRAN”.
  2. Dahlman, Parkvall, Skold and Beming, 3G Evolution: HSPA and LTE for Mobile Broadband, Academic Press, Oxford, UK, 2007.
  3. 3GPP TS 25.104 “Base Station (BS) radio transmission and reception (FDD)”.
  4. 3GPP TS 25.105 “Base Station (BS) radio transmission and reception (TDD)”.