Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

M2M I: Introdução

 

O termo Wireless M2M (Machine-to-Machine, Mobile-to-Machine, Machine-to-Mobile Communications), refere-se à transferência e utilização de dados via redes celulares provindos de equipamentos/terminais remotos para o monitoramento, medição e controle dos mesmos.

 

No que tange a soluções de M2M, existe uma relação de quatro máquinas para cada ser humano. Isto significa que há um mercado potencial enorme de comunicação entre pessoas e máquinas, e entre máquinas e máquinas.

 

M2M será uma das grandes revoluções da nossa era das comunicações (pessoal e de negócios). Todos os setores da indústria se beneficiarão de comunicação M2M incluindo: varejo, indústrias de base, transporte e logística, serviços públicos, bens de consumo e governo entre outros.

 

São muitos os nomes usados para definir o mercado de M2M. Alguns deles incluem: Pervasive Internet, xInternet, Telemetria, Telemática, e Monitoramento Remoto. Hoje, grandes empresas multinacionais líderes do setor como Motorola, Siemens, HP e IBM entre outros, estão chamando este mercado emergente de M2M, terminologia que adotamos neste estudo.

 

Pesquisas internacionais sobre o mercado de M2M apontam um crescimento exponencial deste mercado. Seguem alguns dos muitos exemplos destas estimativas, feitas por instituições de pesquisa e consultoria mundiais:

 

"A partir de 2005, haverá mais máquinas conectadas a objetos físicos do que seres humanos"
Forrester Research

 

"Até 2010, o mercado de M2M terá um faturamento de US$100 bilhões, combinando os mercados dos Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão"
McKinsey and Company

 

"Até 2007 haverá entre 100-160 milhões de conexões M2M no mundo que usam conexões celulares para se comunicar"
Gartner Group

 

"A WDRG estima que o mercado mundial de M2M, incluindo hardware, software e serviços (de rede e profissionais) crescerá de US$3.4 bilhões em 2002 para US$28 bilhões em 2007"
Wireless Data Research Group

 

Em 2002, existiam aproximadamente 40 mil máquinas comunicando-se via redes celulares. No final de 2005, este número chegou a aproximadamente 500 mil máquinas. Ou seja, um Crescimento Composto Anual (CAGR) de aproximadamente 132%. 

 

O mercado em 2001 era embrionário, encontra-se claramente em fase de crescimento e a cadeia de valor como um todo se movimenta ao redor deste crescimento:

  • Fabricantes de módulos celulares criaram recentemente equipes focadas no negócio M2M e acreditam no crescimento do mercado e prevêem o crescimento destas estruturas;
  • Operadoras de telefonia celular, devido à saturação do mercado de voz, se interessam cada vez mais pelas oportunidades no mercado de dados (inclusive as de M2M);
  • As pequenas provedoras de soluções M2M, que eram meros start-ups em 2001, cresceram a ritmos surpreendentes;
  • Já existem projetos (fase pós-piloto) envolvendo um número significativo de pontos/terminais de comunicação (~100 pontos instalados);
  • Do ponto de vista dos clientes, houve uma grande evolução no que diz respeito à conscientização dos benefícios trazidos pelas soluções de M2M e a busca por parcerias para a implementação das mesmas.

Devido a este cenário de mercado a Itelogy decidiu atualizar o seu estudo feito em 2002 (O Mercado Brasileiro de Telemetria – 2002). Este estudo focará em responder as seguintes perguntas:

  • Como está evoluindo o mercado de M2M no Brasil?
  • Como está segmentado o mercado? Quais mercados são usuários de aplicações M2M?
  • Qual é a cadeia de valor do setor, e como ela está se adaptando/mudando ao crescimento do mercado?
  • Qual o tamanho da oportunidade para o mercado de módulos celulares, equipamentos de comunicação, operadoras de redes, software e aplicações, integradores e provedores de serviços/soluções?
  • Quais são os desafios mais importantes no mercado para os players ao longo da cadeia de valor?

Esta série de tutoriais focará os mercados de AVL (Automatic Vehicle Location ou Rastreamento e Monitoramento de Veículos), Utilities(Serviços Público), e Wireless POS (Point-Of-Sale).

 

Outros mercados, incluindo o de Segurança Patrimonial, Automação Industrial, e Gerenciamento de Tráfego serão cobertos de uma forma menos detalhada.