Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

M2M I: O que e por que?

 

A Itelogy define M2M da seguinte forma:

 

M2M é definida como a transferência (através de redes celulares) e utilização de dados provindos de múltiplas máquinas remotas, distribuídas em uma área geográfica, para o seu monitoramento, medição e controle.

 

M2M refere-se a: Machine-to-Machine (Máquina-para-Máquina), Mobile-to-Machine (Móvel-para-Maquina), e Machine-to-Mobile Communications (Comunicação Máquina-para-Máquina), ou seja, a comunicação entre as máquinas que permeiam o nosso dia-a-dia. M2M facilita a comunicação entre pessoas e máquinas, entre pessoas e produtos. 

 

Exemplos de possíveis aplicações de M2M incluem a obtenção de dados e informações de uma máquina e sua localidade, temperatura, desempenho e produtividade. Podemos obter informações de máquinas, alongo da cadeia de supply chain, que facilitem a tomada de decisões em real-time, resultando no aumento da qualidade de serviço do negócio, produtividade, faturamento e lucro.

 

Abaixo ilustramos (Figura 1) as etapas de um processo de captura de dados via uma solução M2M:

 

Figura 1: Componentes de uma Solução M2M.
Fonte: V2 Telecom.
  1. Aquisição de Dados: Integração física e lógica com as máquinas para coleta de informações;
  2. Transmissão de Dados: Gestão das redes de comunicação e do processamento das transações para transporte das informações coletadas;
  3. Ação: Disponibilização visual da informação e adição de inteligência de análise de dados ao processo.