Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

M2M I: Segmentos e Cadeia de Valor

 

Na tabela a seguir, pode-se identificar os diversos segmentos e respectivos exemplos de aplicação de M2M:

 

Segmento/Indústria Aplicação (Exemplos)
Serviços Públicos
(Utilities)
  • Energia

  • Água & Saneamento Básico

  • Gás

  • Macro medição: medição e controle remoto de dados dos centros de distribuição / subestações, fronteiras de medição, e reservatórios como: volume, temperatura, pressão, intensidade de corrente entre outros.

  • Micro medição: coleta de dados para o controle de consumo do usuário final que permite a tomada de ações remotas como: habilitação/desabilitação de fornecimento, medição contínua e remota do consumo, identificação de perdas (comercias / operacionais), cobrança.

AVL – Automatic Vehicle Location
(Localização Automatizada de Veículos)
  • Veículos Particulares

  • Frotas Privadas e Públicas

  • Monitoramento e controle de funções do veículo

  • Serviço de informações de trânsito e destino (restaurantes, hotéis, etc.);

  • Rastreamento e monitoramento de carga e frota;

  • Monitoramento de desempenho e eficácia operacional da frota.

Serviços Financeiros
  • ATM’s

  • POS (Point-Of-Sale)

  • Controle de status e segurança de caixas eletrônicos;

  • Autorização de pagamento com cartão de crédito/débito.

Outros Serviços
  • Automação Industrial

  • Segurança (Patrimonial)

  • Gerenciamento de Trânsito

  • Distribuição de Petróleo e Derivados

  • Empresas fornecedoras de produtos químicos

  • Agrobusiness e meio ambiente

  • Saúde / Healthcare

  • Máquinas Dispensadoras / Vending Machines

  • Medição e controle de processos industriais;

  • Segurança para residências e empresas, via monitoramento / acionamento de alarmes;

  • Monitoramento de semáforos, captação de infrações, medição de fluxo de veículos, etc;

  • Medição do fluxo de oleodutos e monitoramento de tanques;

  • Medição do volume de produto químico existente nos silos que ficam alocados nos clientes, otimizando reabastecimento e controle;

  • Comunicação dos dados meteorológicos e condições do solo como: temperatura e umidade;

  • Monitoramento de pacientes remotamente, permitindo que estes fiquem menos tempo no hospital;

  • Medição de níveis de estoque e detecção de problemas operacionais das máquinas.

Tabela 1: Segmentos e Exemplos de Aplicações.

 

Para representar adequadamente o mercado M2M atual, com os segmentos e aplicações descritos, apresentamos a seguir a cadeia de valor correspondente identificada:

 

Figura 2: Cadeia de Valor – Mercado M2M.

 

Para essa cadeia de valor apresenta-se a seguir tanto o detalhamento das atividades como os exemplos de empresas envolvidas na execução dessas atividades:

 

Fases Atividades/Empresas
OEM’s
Módulo Celular
Atividades
  • Produzir módulos celulares que se integram facilmente com diversas máquinas/medidores e através de diferentes redes de comunicação;
  • Produzir módulos que conseguem suportar impacto e diferentes temperaturas/condições climáticas.
Empresas (exemplos)
Utilities
  • Motorola;
  • Wavecom;
  • Siemens;
  • Infora;
  • Anydata.
AVL
Wireless POS
Outros
OEM’s
Terminal de Comunicação
Atividades
  • Montar/Produzir módulos com 5W embutido para comunicação móvel;
  • Criar módulos com funcionalidades e aplicações específicas para diferentes usos/requisitos no mercado;
  • Atuar como canal de venda de módulos para o mercado.
Empresas (exemplos)
Utilities
  • V2 Telecom, Informat, Mobix, Airwaves e CAS.
AVL
  • Maxitrack, Positron (PST), Quanta e Compsis.
Wireless POS
  • Verifone, Thales, Ingenico, Lipman e Delfus/Compsis.
Outros
  • lnformat, V2 Telecom, Duodigit e Compsis.
Operadoras
de Rede
Atividades
  • Fazer com que a comunicação móvel seja possível com qualidade e a preços accessíveis;
  • Serviços adicionam:
    • Faturamento / “Billing”;
    • Suporte técnico;
    • Hosting de aplicações;
    • Segurança.
Empresas (exemplos)
Utilities
  • Vivo;
  • Claro;
  • Oi (Telemar);
  • TIM;
  • Telemig / Amazônia Celular;
  • BrT GSM, etc.
AVL
Wireless POS
Outros
Provedor de
Soluções/Serviços
Atividades
  • Conhecer profundamente aplicações verticais e horizontais;
  • Integrar diversos componentes e serviços para prover uma solução completa;
  • Atuar como intermediário entre outros players da cadeia de valor;
  • Operar o sistema.
Empresas (exemplos)
Utilities
  • V2 Telecom, Synapsis, CAS, Mobix, SoftBrasil e Siemens.
AVL
  • Autotrac, CrownTelecom, Carsystem, Sascar, Porto Seguro e Compsis.
Wireless POS
  • Verifone, Thales, Ingenico e Delfus/Compsis.
Outros
  • V2fSynapsis, Graber, Sesvi, GeoControll, Adts e Compsis.
Clientes Atividades

Planejamento e gestão (em conjunto com o provedor de soluções) do projeto:

  • Desde a concepção do business case, até: a escolha de fornecedores, implementação do sistema, e monitoramento de Payback/ROI;
  • Operar o sistema.
Empresas (exemplos)
Utilities
  • Sabesp, Cosem, Comgás, Sanepar, Ampla e AES (Eletropaulo).
AVL
  • Pamcary, Duty, Apisul, AIG e Bradesco Seguros.
Wireless POS
  • Redecard, Visanet, Amex e Hipercard.
Outros
  • Concessionárias Rodoviárias, Empresas de Segurança, Hospitais, Indústria Automotiva e Governo.
OBS: As empresas citadas acima são exemplos e não representam a totalidade do mercado.

Tabela 2: Detalhamento da Cadeia de Valor – Mercado M2M.
Fonte: Itelogy Partners, Pesquisa Primária.

 

Atualmente, OEM’s de Módulos Celulares e Terminais de Comunicação são responsáveis por aproximadamente 37% do custo de uma solução de M2M. Os 63% restantes, são atribuídos a custos de rede (operadora celular) e aplicativos de software e serviço.

 

Figura 3: Formação de Preços (Price Build-Up) - Soluções M2M, 2005.
Fonte: Itelogy Partners, Pesquisa Primária e Secundária.

 

O mercado de M2M (a cadeia de valor como um todo) faturou US$ 387 MM (Milhões) em 2005.  Estima-se que o mercado como um todo cresça a um CAGR de 50% até 2008, e que fature US$ 1,3 BN, ou seja, um crescimento anual de 79% desde 2002. As Operadoras de Telefonia Celular representam o estágio da cadeia de valor que mais cresce, com um CAGR de 92%.

 

Figura 4: Tamanho do Mercado M2M - Faturamento US$ Milhões (2002-2008E).
Fonte: Itelogy Partners, Entrevistas Executivas e Pesquisa Secundária.