Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

M2M I: OEM's

 

OEM’s - Módulo Celular

 

Em geral, desenvolvedoras de módulos celulares, como a Motorola e Wavecom, têm modelos de negócio focados no seu core-business, a venda de hardware (o módulo celular).

 

Para agregar valor aos seus produtos, trabalham junto aos provedores de soluções para definir a melhor arquitetura tecnológica de um projeto M2M e, conseqüentemente, ajudam na elaboração de propostas comerciais.

 

Alguns OEM’s específicos (ainda não é uma tendência) estão começando a migrar seus modelos de negócio para focar em serviço e não mais apenas a venda de hardware.

 

Estes OEM’s começam a se posicionar como integradores de soluções M2M, atuando composições comerciais e operacionais; passando a executar desde a elaboração da proposta comercial até a implementação e operação de sistemas com M2M.

 

Oportunidades Desafios
  • Com a saturação do mercado celular no Brasil, após anos de altíssimo crescimento no número de novos usuários e handsets, M2M é uma oportunidade de crescimento não somente contínuo, mas também muito maior do que o mercado de celulares;
  • OEM’s de módulos celulares poderão faturar mais com serviços complementares do que com a venda de produtos.
  • Colaborar com outros players do mercado no desenvolvimento de módulos específicos para aplicações de nicho em mercados diferentes;
  • Operar em novos canais de venda diferentes daqueles usados tradicionalmente na venda de handsets para operadoras;
  • Subir na cadeia de valor, provendo serviços/soluções de maior valor agregado (não fornecendo apenas o hardware);
  • Subir na cadeia de valor significa competir diretamente com players que hoje são canais de vendas e parceiros no mercado M2M.   Posicionamento claro, com regras claras de conduta, são chaves para não se isolar no mercado.
Tabela 3: Oportunidades e Desafios em M2M – Módulos Celulares.

 

OEM’s - Terminal da Comunicação

 

No mercado de AVL (por ser mais maduro), OEM’s de Terminais de Comunicação estão se consolidando rapidamente, com grandes Provedores de Soluções comprando diretamente de 2-3 fornecedores (especialmente no mercado de AVL) – o que tem forçado muitas pequenas montadoras (especialmente “montadoras de garagem”) a fecharem as portas.

 

Em alguns casos (particularmente no mercado de AVL de veículos de passageiros), os terminais são montados pela própria provedora de soluções, visando qualidade superior do produto a preços competitivos.

 

OEM’s focados no mercado AVL, estão começando a agregar aplicações de software de maior valor agregado (focado em mercados ou aplicações de nicho), em cima de seus terminais com software de comunicação embarcado mais simples.

 

Em alguns casos específicos no mercado de AVL, a distribuidora (canal de venda) dos próprios OEM’s de Módulos Celulares também atua como OEM de terminais de comunicação, incluindo os mesmos nos seus portfólios de produtos.

 

O mercado de Wireless POS é similar ao de AVL e o número de OEM’s é limitado a 3-4 players (nacionais e multinacionais). OEM’s neste mercado também fazem o papel do Provedor de Soluções, sendo responsáveis pela integração e implementação do sistema e o set-up do terminal no cliente (restaurantes, postos de gasolina, lojas de varejo, etc.)

 

No mercado de Utilities (ainda com implantação incipiente), os próprios provedores de soluções continuam montando os seus terminais de comunicação, preocupados com a falta de qualidade, confiabilidade e flexibilidade na entrega de produtos existentes no mercado.

 

Oportunidades Desafios
  • Aumento substancial de receita através de novos produtos focados em M2M;
  • Potencial venda de serviços de valor agregado, incluindo consultoria e integração / implementação de sistemas junto ao provedor de soluções e OEM’s de Módulos Celulares.
  • Colaborar com outros players no desenvolvimento e implementação de soluções M2M, dentro de um modelo de negócio operacional e comercialmente atrativo;
  • Acrescentar funcionalidades ao terminal de comunicação para expandir portfolio de produtos e potencial de receita.
Tabela 4: Oportunidades e Desafios em M2M – Terminais de Comunicação.