Seção: Tutoriais Telefonia Celular
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OEM’s - Módulo Celular
Em geral, desenvolvedoras de módulos celulares, como a Motorola e Wavecom, têm modelos de negócio focados no seu core-business, a venda de hardware (o módulo celular).
Para agregar valor aos seus produtos, trabalham junto aos provedores de soluções para definir a melhor arquitetura tecnológica de um projeto M2M e, conseqüentemente, ajudam na elaboração de propostas comerciais.
Alguns OEM’s específicos (ainda não é uma tendência) estão começando a migrar seus modelos de negócio para focar em serviço e não mais apenas a venda de hardware.
Estes OEM’s começam a se posicionar como integradores de soluções M2M, atuando composições comerciais e operacionais; passando a executar desde a elaboração da proposta comercial até a implementação e operação de sistemas com M2M.
OEM’s - Terminal da Comunicação
No mercado de AVL (por ser mais maduro), OEM’s de Terminais de Comunicação estão se consolidando rapidamente, com grandes Provedores de Soluções comprando diretamente de 2-3 fornecedores (especialmente no mercado de AVL) – o que tem forçado muitas pequenas montadoras (especialmente “montadoras de garagem”) a fecharem as portas.
Em alguns casos (particularmente no mercado de AVL de veículos de passageiros), os terminais são montados pela própria provedora de soluções, visando qualidade superior do produto a preços competitivos.
OEM’s focados no mercado AVL, estão começando a agregar aplicações de software de maior valor agregado (focado em mercados ou aplicações de nicho), em cima de seus terminais com software de comunicação embarcado mais simples.
Em alguns casos específicos no mercado de AVL, a distribuidora (canal de venda) dos próprios OEM’s de Módulos Celulares também atua como OEM de terminais de comunicação, incluindo os mesmos nos seus portfólios de produtos.
O mercado de Wireless POS é similar ao de AVL e o número de OEM’s é limitado a 3-4 players (nacionais e multinacionais). OEM’s neste mercado também fazem o papel do Provedor de Soluções, sendo responsáveis pela integração e implementação do sistema e o set-up do terminal no cliente (restaurantes, postos de gasolina, lojas de varejo, etc.)
No mercado de Utilities (ainda com implantação incipiente), os próprios provedores de soluções continuam montando os seus terminais de comunicação, preocupados com a falta de qualidade, confiabilidade e flexibilidade na entrega de produtos existentes no mercado.
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