Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

M2M I: Clientes

 

A Itelogy entrevistou aproximadamente 30 clientes usuários de M2M nos mercado de AVL, Utilities, e Wireless POS. Mesmo não tendo uma amostra significativa para análises estatísticas, podem-se tirar conclusões de valor qualitativo que merecem ser mencionadas:

  • A grande maioria das empresas entrevistadas (80%) já implementaram alguma solução e planejam continuar investindo em projetos de M2M, o que demonstra estar havendo uma evolução não só no que diz respeito ao nível de conscientização dos benefícios trazidos pelas soluções de M2M, mas também em planejamento e investimento;
  • Atualmente, a maioria das soluções compradas inclui a compra de hardware, software e serviços de integração.  A tendência no mercado é que se terceirize a operação e gestão do sistema incluindo suporte na área de business intelligence.
Figura 7: Em que Consiste a Solução de M2M Adotada? (2005 vs. 2008E)
Fonte: Itelogy Partners, Entrevistas Primárias Clientes.
  • Aproximadamente, 85% dos clientes acham que o processo de sourcing (escolha) de fornecedores tem melhorado em comparação há dois anos atrás, quando o mercado era altamente fragmentado, pouco conhecido. Mesmo assim, consideram que poderia haver maior diferenciação entre as soluções oferecidas, e que o processo de compra continua complexo e demorado;
  • Em geral, os clientes entrevistados mostram-se satisfeitos com a solução de M2M adotada:72% muito satisfeitos e 28% satisfeitos;
  • Porém, uma alta porcentagem (43%), considera que os dados obtidos por meio de seus sistemas de M2M ainda não são transformados devidamente em informações que agregam valor ao negócio;
  • Atualmente, as informações obtidas por M2M têm uma integração baixa (43% dos respondentes) ou média (29% dos respondentes) com outros sistemas de gestão, tais como ERP e CRM.  Porem, 75% das empresas entrevistadas têm projetos internos de TI focados na maior integração entre sistemas;
  • Entre os dez atributos mais importantes usados na escolha de um fornecedor de soluções M2M, custo continua sendo o mais crítico – quatro dos primeiros cinco atributos são referentes a custo, em ordem de importância: Custo & Tempo de Implementação da Solução, Preço da Solução (Hardware + Software), Custo de Manutenção e Custo de Upgrades.  Nível de Serviço é o segundo atributo mais importante na escolha de fornecedores.  Questões de sistema, tais como flexibilidade, modularidade, longevidade e inteligência pesam menos na decisão do comprador, mas ainda assim são fatores importantes.
Figura 8: Importância dos Atributos de Escolha de Fornecedor M2M.
Fonte: Itelogy Partners, Pesquisa Primária Clientes.
  • Os quatro benefícios mais citados de M2M para o negócio são: Aumento de Faturamento, Aumento de Eficiência e Eficácia Operacional, Melhoria na Qualidade de Serviço e Aumento de Lucratividade;
  • É interessante ver que o aumento em eficácia operacional e melhoria na qualidade de serviço são percebidos pelo cliente como os benefícios mais importantes para o negócio – a razão principal sendo que os dois influenciam diretamente nos outros dois benefícios: Aumento de Receita e Lucratividade.
Figura 9: Benefícios Almejados com M2M.
Fonte: Itelogy Partners, Pesquisa Primária Clientes.