M2M I: Considerações Finais |
Este tutorial parte I procurou conceituar o mercado M2M e seus segmentos, e descrever a cadeia de valor envolvida para atender os Clientes que fazem uso de suas aplicações.
De forma sintética, os conceitos apresentados permitem apresentar as seguintes conclusões:
- Wireless M2M (Machine-to-Machine, Mobile-to-Machine, Machine-to-Mobile Communications), e definido como a transferência e utilização de dados via redes celulares oriundos de equipamentos/terminais remotos para o monitoramento, medição e controle dos mesmos;
- Soluções de M2M podem ser aplicadas em diversos mercados. Entre outros podem ser mencionados: Serviços Públicos (Utilities), AVL (Automatic Vehicle Location), Wireless POS, Segurança Patrimonial, e Automação Industrial;
- O mercado de M2M saiu de uma fase embrionária em 2002 e está atualmente na sua fase de crescimento: em 2002, havia cerca de 40 mil máquinas comunicando-se via redes celulares. No final de 2005, este número chegou a aproximadamente 500 mil máquinas. O que representa um CAGR% (Crescimento Composto Anual) de aproximadamente 132%;
- O mercado de M2M (a cadeia de valor como um todo) faturou aproximadamente US$ 390 MM (milhões) em 2005. Estimativas da Itelogy projetam para 2008 um faturamento de aproximadamente US$1,3 BN (bilhões);
- Em 2005, aproximadamente 37% do faturamento da cadeia de valor era proveniente da venda de hardware (módulos celulares e terminais de comunicação), e os 63% restantes de software e serviços;
- A maior parte do faturamento em 2008 virá de provedores de soluções/serviço (~60%/US$ 800 MM), seguidos por fornecedores de terminais de comunicação (~20%/US$300 MM);
- Com vendas em 2008 equivalentes a US$147 MM (~11% do total), o faturamento das operadoras celulares (tráfego de dados) terá o maior crescimento dentro da cadeia de valor (CAGR de 92%);
- A grande maioria das empresas entrevistadas pela Itelogy (80%) já implementaram alguma solução M2M e planejam continuar investindo nestas soluções;
- Entre os dez atributos mais importantes usados na escolha de um fornecedor de soluções M2M, custo continua sendo o mais crítico - quatro dos primeiros cinco atributos são referentes a custo, em ordem de importância: Custo & Tempo de Implementação da Solução, Preço da Solução (hardware + software), Custo de Manutenção e Custo de Upgrades.
O tutorial parte II focará a segmentação e o dimensionamento do mercado, considerando as principais aplicações pesquisadas e os resultados obtidos.
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