Seção: Tutoriais Banda Larga
|
|
||
O acesso à Internet fornecido pelas operadoras de telecomunicações pode ser feito através de 2 tipos de conexões: individual ou compartilhada. Estes tipos de conexão são descritos a seguir.
Conexão Individual
É o tipo de conexão que se destina única e exclusivamente ao computador de propriedade do usuário final. Dependendo do serviço contratado, o usuário final já possui o CPE instalado no seu computador, como é o caso do modem utilizado para acesso discado nos serviços de banda estreita, ou a operadora instala um CPE no endereço físico do Cliente, como é o caso dos serviços de banda larga, que utilizam equipamentos especiais de acordo com a tecnologia da rede de acesso.
A figura a seguir ilustra esse tipo de conexão.
Conexão Compartilhada
É o tipo de conexão onde o mesmo meio de acesso é utilizado para atender mais de um computador. A conexão compartilhada pode ser implementada pela operadora de telecomunicações ou pelo próprio usuário final.
Operadora
Quando a operadora implementa uma conexão compartilhada, ela instala um CPE cuja funcionalidade permite atender diversos computadores a partir de uma única interligação com a rede de acesso.
O CPE pode ser dos seguintes tipos:
Switches com saídas Ethernet
Este tipo de equipamento permite compor uma rede local no endereço físico dos usuários finais e interligar os seus diversos computadores através de placas de rede comuns que, com grande frequência, já se encontram instaladas nos equipamentos.
Cabe a operadora instalar a infraestrutura de cabos de rede para interligar o CPE aos computadores. Exemplo típico desta aplicação são os condomínios comerciais e residenciais onde existe disponibilidade de dutos para a instalação dos cabos de rede.
Switches com saídas DSL
Este tipo de equipamento também permite compor uma rede local no endereço físico dos usuários finais, e inclusive utiliza a mesma interface de rede existente nos computadores.
Entretanto, para aproveitar a rede de cabos de cobre existente, ou na impossibilidade de instalação de cabos adicionais, cada saída do switch recebe o sinal telefônico original e o transmite junto com o sinal de internet no mesmo par trançado até o local físico do computador. Nesse local um modem especial é utilizado para separar o sinal telefônico e o sinal de internet.
Exemplos desta aplicação são os condomínios residenciais e comerciais onde não existe a disponibilidade de dutos para instalação dos cabos de rede.
A figura a seguir ilustra estes tipos de conexão.
Outros tipos de CPE's e equipamentos adicionais podem ser usados pela operadora, dependendo da tecnologia de sua rede de acesso, e da disponibilidade de infraestrutura e espaço no endereço físico dos usuários finais.
Atualmente as operadoras já oferecem inclusive redes baseadas na tecnologia Wi-Fi, o que torna mais fácil e rápida a implementação deste tipo de conexão.
Usuário Final
Quando o usuário final deseja implementar uma conexão compartilhada a partir da conexão individual instalada pela operadora, ele utiliza um equipamento adicional para executar a funcionalidade de gateway entre a conexão individual e a sua rede local. A figura a seguir ilustra este tipo de situação.
Existem hoje disponíveis no mercado equipamentos de custo acessível que possuem a função de switch com 1 entrada e 4, 8 ou mais saídas que podem ser interligadas aos computadores que farão acesso à Internet.
Caso o usuário tenha disponibilidade, pode ser usado também um computador como gateway, com 2 ou mais placas de rede instaladas, de tal forma que uma se conecta a internet e a(s) outra(s) ao(s) demais computador(es) da rede. Novamente, com o auxílio de um switch ou um hub podem ser conectados vários computadores através de uma única placa de rede. Esse mesmo computador pode prover também a funcionalidade de Firewall, propiciando segurança para toda a rede.
Para aplicações de maior porte, como por exemplo as redes corporativas, podem ser instalados equipamentos dedicados com a funcionalidade de Firewall, que comportam grande número de usuários e regras de segurança mais detalhadas.
Adicionalmente, como no caso anterior, o usuário pode implementar também uma conexão compartilhada baseada na tecnologia W-Fi, o que torna mais fácil e rápida a implementação deste tipo de conexão.
Existem vários roteadores que possuem 4 ou mais saídas Ethernet, e que oferecem também conexões Wi-Fi, possibilitando compor redes mistas. Essa solução aplica-se tanto aos usuários residenciais como aos usuários corporativos de pequeno e médio porte
|