Seção: Tutoriais Banda Larga

 

Meios de Acesso a Internet: Acesso Óptico

 

Os Meios de Acesso Óptico a Internet são aqueles que utilizam as redes de acesso baseadas em cabos de fibra óptica. Este tipo de Acesso à Internet é utilizado principalmente por usuários corporativos, já que o custo de implantação das redes de fibra óptica levou as operadoras e escolher locais com clientes de maior poder aquisitivo.

 

Entretanto, tecnologias recentes para redes de fibra óptica, visando inclusive o mercado de usuários residenciais, já se encontram em uso comercial e se baseiam em fibra ópticas compartilhadas por elementos passivos. Maiores detalhes podem ser obtidos no tutorial PON: Redes Ópticas de Acesso de Baixo Custo.

 

Essas tecnologias têm permitido o uso de conceitos como FTTH (Fiber To The Home), ou Fibra até a Residência, (FTTB Fiber To The Building), ou Fibra até o Edifício ou Condomínio, FTTC (Fiber To The Curb), ou Fibra até a Calçada, e FTTN (Fiber To The Node), ou Fibra até o Nó de Rede instalado próximo ao usuário final.

 

Os meios de acesso óptico disponíveis atualmente são descritos nos parágrafos a seguir.

 

Acesso Dedicado

 

O acesso dedicado é feito através da expansão da rede óptica da operadora até o endereço físico do usuário final. Em muitos casos, a operadora já se encontra presente nos condomínios comerciais para oferecer o serviço aos potenciais Cliente instalados nesses locais. O CPE a ser instalado pela operadora pode ser do tipo Modem Óptico ou equipamento de rede de transporte da operadora (PDH, SDH, Metroethernet, entre outros). O acesso à Internet é normalmente feito diretamente através de portas IP da rede da operadora.

 

Para este tipo de serviço o usuário final deve contratar o acesso à Internet de uma operadora que possua uma rede de dados preparada para este fim. Na maioria dos casos o CPE é instalado sem custo pela operadora, e o usuário paga pelo serviço mensal da porta IP contratada.

 

Este tipo de serviço normalmente não requer nenhuma autenticação por parte dos sistemas do usuário, e encontra-se ativo 24 horas por dia. Entretanto, a segurança da rede é de responsabilidade do usuário final.

 

A figura a seguir ilustra este tipo de conexão.

 

 

Este tipo de acesso à Internet é considerado de banda larga. O usuário final normalmente conecta o CPE à sua rede corporativa, com taxas que podem variar de 2 Mbit/s até STM1 (155 Mbit/s) e, em alguns casos, com taxas superiores, dependendo da aplicação do usuário.