Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Mobile Learning: Projeto MOBIlearn

 

O projeto MOBIlearn é um consórcio que conta com a participação de 24 parceiros da Europa, Israel, Suíça, EUA e Austrália. Suas competências são integradas e estendidas por um grupo de interesses especiais que atualmente contam com mais de 250 organizações mundiais trabalhando com Tecnologia da Informação – TI.

 

Sua atuação reside na pesquisa e desenvolvimento de projetos, explorando inúmeros cenários, obtendo informações dos problemas ou dificuldades do ensino à distância (e-learning), quando se utilizam os dispositivos móveis, ou seja, o “m-learning”.

 

O projeto identificou as seguintes chaves tecnológicas e padrões para a disseminação do conteúdo através dos dispositivos móveis que poderão estar em diversas partes do mundo: XML, DVB-MHP e SIP.

  • XML: É usado como um formato padrão na indústria, sendo também objeto da área de Mobile Learning. XML permite que os objetos desenvolvidos para o mundo da educação à distância se tornem itens comercialmente públicos, habilitando-os como componentes de bibliotecas para gerar um produto final de ensino. O MOBILearn vai concentrar esforços no XHTML, que é basicamente o HTML reformulado como uma aplicação XML. Website: XML.org.
  • DVB-MHP: O MHP (Multimedia Home Plataform) é uma API comum (Application Programme Interface) que é completamente independente da plataforma de hardware onde roda. MOBILearn, se necessário, usará MHP para uma plataforma de padrão aberto, aumentando as possibilidades de “broadcasts”, interatividade e conteúdo de internet de diferentes provedores, que poderão ser acessados através de um único dispositivo, ou seja, basta usar um comum DVB-MHP API. As implicações para negócios são enormes, com novos conteúdos e aplicações que vão estimular a indústria de “broadcasting” no novo mundo das multimídias associados ao mundo da internet. Website: DVB - MHP - Home.
  • SIP (Session Initiation Protocol): Está emergindo como o protocolo preferido para conferência, telefonia, multimídia e outros tipos de comunicação na internet, dessa forma, o Mobilearn explorará o SIP para os novos tipos de comunicações, tais como: “instant messaging” e aplicações com níveis de mobilidade através de várias redes, incluindo sem fio e através dos dispositivos. Website: SIP Forum.

Buscando desenvolver um projeto duradouro com foco no desenvolvimento da sociedade com os alicerces da tecnologia da informação, resolveu-se seguir a visão de padronização através das recomendações de uma variedade de fontes, podendo-se observar os seguintes padrões internacionais e organizações responsáveis pelas especificações de interoperabilidade: ISO/IEC JTC1/SC3G, ADL SCORM, CEN/ISSS WSLT, IEEE LTSC, IMS Global Learning Consortium, W3C, ITU, DCMI Education Working Group e Consensus creation fora.

 

ISO/IEC JTC1/SC36

 

O escopo da padronização SC36 é no campo das tecnologias da informação para ensino e treinamento individual, em grupo ou em organizações, disponibilizando interoperabilidade e reusabilidade dos recursos e ferramentas. Particularmente interessa para o projeto os seguintes grupos de trabalho:

  • SC36/WG2 – Collaboration Technology;
  • SC36/WG3 – Learner Iformation;
  • SC36/WG4 – Management and Delivery of Learning, Education, and Training.

Website: ISO/IEC JTC1 SC36 Homepage.

 

ADL SCORM

 

O propósito do ADL (Advanced Distributed Initiative) é garantir o acesso de materiais de alta qualidade para educação e treinamento que podem ser “tailorados” para atender as necessidades individuais, tornando-os disponíveis em qualquer lugar a qualquer momento.

 

Mobilearn possibilita o aprendizado dinâmico, onde conteúdos são customizados, montados e distribuídos para os usuários de acordo com suas necessidades. ADL desenvolveu o “Sharable Content Object Reference Model (SCORM), incorporando muitos dos padrões emergentes dentro de um modelo de conteúdo baseado no “AICC data model”.

 

Website: Advanced Distributed Learning Network (ADLNet).

 

CEN/ISSS WSLT

 

CEN (European Committe for Standardisation), CENELEC (European Committe for Electrotechinical Standardisation) e ETSI (European Telecommunications Standards Institute) foram todos convidados para identificar as necessidades de padronizações européias na área das tecnologias de ensino e softwares multimídia para educação.

 

Esses parceiros do MOBILearn estão trabalhando especificamente na área de aprendizado colaborativo, ou seja, padrões de tecnologias de aprendizado que automatize o mesmo. É reconhecido que uma sociedade focada em aprendizado vai requerer ferramentas para colaboração e comunicação entre usuários ou entre usuários e tutores.

 

Website: Learning Technologies Workshop Homepage.

 

IEEE LTSC

 

A missão desse grupo é desenvolver padrões técnicos, recomendações práticas e guias para componentes de softwares, ferramentas, tecnologias e métodos de desenhos que facilitem o desenvolvimento, manutenção e interoperabilidade das implementações dos sistemas e componentes de educação e treinamento no mundo computacional.

 

Abaixo estão representados os grupos de trabalho:

  • Learning Object Metadata WG (IEEE P1484.12);
  • Competency Definitions WG (IEEE P1484.20);
  • Semantics and Exchange Bindings WG (IEEE P1484.14);
  • Data Interchange Protocols WG Localization (IEEE P1484.15);
  • Architecture and Reference Model WG (IEEE P1484.1).

Website: IEEE Learning Technology Standards Committee.

 

IMS Global Learning Consortium

 

Desenvolve e promove especificações abertas para facilitar a distribuição online das atividades de ensino relacionadas com localização e conteúdo educacional, documentos de avaliação e troca de arquivos de estudantes entre sistemas administrativos. Podem-se citar dois pontos fortes:

  • Definição das especificações técnicas para interoperabilidade de aplicações e serviços na distribuição do material de ensino;
  • Suportando a incorporação das especificações do IMS dentro dos produtos e serviços ao redor do mundo. O IMS promove a adoção em larga escala de especificações que permitem distribuir o ambiente de aprendizagem e conteúdo de múltiplos autores possibilitando o trabalho conjunto, ou seja, garantindo interoperabilidade.

Website: IMS Global Learning Consortium.

 

World Wide Web Consortium (W3C)

 

Promove a interoperabilidade através de um fórum aberto de discussão, o W3C lidera a evolução tecnológica da WEB. Em somente sete anos, o grupo desenvolveu mais de quarenta especificações técnicas para a infra-estrutura da WEB.

 

Entretanto, a WEB é uma jovem e muito trabalho precisa ser feito, especialmente no que tange a convergência de telecomunicações, computadores e multimídia. W3C já está trabalhando na nova geração da WEB, ajudando a torná-la robusta, escalável e adaptativa para o futuro do mundo da informação.

 

Website: World Wide Web Consortium (W3C).

 

International Telecommunication Union (ITU)

 

Visa manter e estender a cooperação internacional entre várias Nações para melhorar e racionalizar o uso de todos os tipos de telecomunicações ao redor do mundo.

 

Website: International Telecommunication Union.

 

Consensus creation fora

 

O Projeto MOBIlearn está olhando cuidadosamente as seguintes iniciativas: