Seção: Tutoriais VoIP

 

Desempenho VoIP: Introdução

 

A rede telefônica comutada, administrada pelas grandes empresas operadoras, ainda é a maior rede pública de telecomunicações, embora a Internet esteja rapidamente caminhando para mudar este quadro.

 

Esta rede que já evoluiu muito no sentido da digitalização da voz e de sua transmissão digital, ainda permanece com a estrutura de uma rede de circuitos, ou seja, uma rede onde cada conexão dispõe de um circuito próprio full-duplex durante todo o tempo em que durar a conexão.

 

Isto faz com que a rede telefônica tradicional seja ineficiente na utilização dos recursos de transmissão, comparado com a transmissão de pacotes, onde o canal pode ser usado por pacotes de diferentes conexões, aproveitando as pausas de conversação.


Desde que o protocolo IP se tornou o padrão de fato para encaminhamento em redes de pacotes, a transmissão de voz em pacotes usando IP (VoIP) tende a substituir progressivamente a atual forma da rede telefônica. E isto pode ser feito, aproveitando a estrutura da rede existente seja uma rede pública ou uma rede corporativa.

Hoje, em uma rede corporativa com uma plataforma IP para sua rede de computadores não há sentido em se construir uma infra-estrutura paralela para ligações telefônicas locais, interurbanas ou internacionais, pois a utilização da tecnologia VoIP pode proporcionar, neste caso, uma diminuição de custos considerável.


Como as conversações telefônicas têm características de tempo-real faz-se necessário utilizar mecanismos para garantir a Qualidade de Serviço (QoS). A QoS oferecida das aplicações de VoIP é dependente da qualidade oferecida pelos serviços de comunicação em geral e envolvem diversos aspectos como fidelidade da voz, disponibilidade da rede, disponibilidade de funções do telefone, e os recursos disponíveis para transmissão.

Porém o mais crítico é garantir a entrega de dados dentro de um prazo razoável e limitado, o que se mede através de parâmetros como o atraso e a variação do atraso na transferência dos pacotes. Em redes de grande porte existe ainda o problema da escalabilidade, ou seja, a capacidade de implementar a tecnologia de QoS em larga escala.


Neste tutorial estaremos dando ênfase na apresentação dos aspectos técnicos, teóricos e matemáticos definidos na recomendação G.107 do ITU-T, que descreve o modelo computacional chamado E-model. Este modelo avalia os efeitos combinados de variações em diversos parâmetros de transmissão, que afetam a qualidade conversacional na telefonia.

O E-model é recomendado para avaliar a qualidade da chamada VoIP. O desrespeito dos limites impostos pelas recomendações sobre atraso e perda gera degradações da qualidade da voz que se tornam perceptíveis ao usuário.


A seção Tecnologia VoIP tratará dos aspectos gerais de uma rede que pretende implantar um sistema de Voz sobre IP. Conceituaremos os protocolos utilizados nas aplicações com sensibilidade, aspectos gerais dos codificadores e seus respectivos métodos de codificação. Citaremos o padrão H.323 do ITU-T, aplicação em serviços com DiffServ e os protocolos de tempo-real.


A seção Codificação de Voz tratará dos padrões de codificação determinados pelo ITU-T. A evolução seqüencial dos codificadores e suas características de desempenho. A seção Transmissão tratará dos parâmetros de qualidade de serviço como os impactos causados pelo atraso fim-a-fim e a importância da segurança e da confiabilidade para a qualidade de serviço das transmissões de voz.


A seção Qualidade de Voz em Redes IP abordará a questão da avaliação da Qualidade de Serviço (QoS) em uma rede de VoIP. A seção Monitoração abordará a monitoração de desempenho de VoIP, dando ênfase ao modelo mais utilizado atualmente para esse serviço, o E-Model.