Seção: Teleco español
|
|
||
Revisões do Projeto Construtivo
Para revisão do projeto construtivo verificou-se os parâmetros de tração do cabo óptico e os conjuntos e acessórios indicados, os quais não apresentaram inconformidade aparente.
Revisões dos Procedimentos de Instalação
A revisão dos procedimentos de instalação ficou comprometida pois esta etapa não foi presenciada para análise, porém identificou-se que nenhum problema foi citado nos relatórios de instalação em campo.
Testes de Atenuação Óptica
Os testes de atenuação óptica a partir das subestações Guaíba 2 e Camaquã 3 identificaram perdas acentuadas com aspecto semelhante ao de uma macrocurvatura. Estas perdas acrescentaram atenuações consideráveis ao enlace óptico, inclusive acarretando na perda de comunicação de alguns equipamentos envolvidos.
Efetivamente, a atenuação acrescentada ao enlace em função do defeito localizado foi de 4,76 dB, ou seja, conforme Eq. (2) podemos deduzir que o sinal de um equipamento transmissor será recebido no ponto remoto pelo receptor atenuado não somente pela atenuação normal do enlace, mas também pela perda de 4,76 dB localizada acrescida a mesma.
As imagens dos testes com OTDR antes e depois da intervenção para manutenção são apresentadas nas figuras 5 e 6.
Figura 5: Teste com o problema (situação anormal) Fonte: Próprio autor
Figura 6: Teste semelhante a condição original (situação normal) Fonte: Próprio autor
Análises quanto a origem do defeito
Em Função de Descarga Atmosférica
Após revisão dos desarmes ocorridos na linha de transmissão, não se encontrou defeito visual de rompimento total ou parcial do cabo OPGW, tampouco identificou-se a avaria do cabo em função de alguma descarga.
Deslocamento de Núcleo Óptico
O deslocamento de núcleo óptico é o fenômeno observado em alguns cabos OPGW onde as fibras ópticas se deslocam no interior do cabo, mesmo após considerado o tempo de acomodação necessário depois da implantação do mesmo. Tal problemática não é exclusiva de um único fornecedor, no entanto para esse caso específico, o deslocamento é muito acima do aceitável, fato esse que gera atenuações indesejáveis e podem ser observadas pelos equipamentos terminais da rede como atenuação indesejada ao sistema de telecomunicações.
Espera-se, normalmente, que não haja deslocamento de núcleo óptico sendo esse o estado esperado pelo instalador e depois pelo mantenedor desta instalação. No entanto, o deslocamento do núcleo óptico foi encontrado em diversas caixas de emenda ao longo do trecho óptico e extrapolou os valores admissíveis, acarretaram em falha nos serviços que por este cabo trafegavam.
|