Seção: Tutoriais VoIP

 

O Telefone e o PABX tradicional (analógico)

 

Telefone

 

O telefone é um dos principais e mais antigos equipamentos de um escritório. A tecnologia que está por trás deste dispositivo de comunicação, entretanto, está no meio de uma grande transformação tecnológica.

 

A Rede de telefonia tradicional está desatualizada diante do mercado global, pois suas funções são limitadas e estão ficando ultrapassadas em relação às necessidades das empresas. Muitos estão convergindo a rede de dados e voz para simplificar sua operação, obter novas funcionalidades, reduzir os custos e aumentar a produtividade dos funcionários.

 

PABX tradicional (analógico)

 

Em meados dos anos 80, quando os PABXs tradicionais foram desenvolvidos, tanto os computadores quanto os microprocessadores eram muitos limitados e com custo muito elevado. A rede de dados era ainda desconhecida e era baseada na comutação de circuitos, por exemplo o X.25.

 

O PABX tradicional utiliza tecnologia proprietária e os usuários ficam sempre limitados ao mesmo fabricante para adicionar outras funcionalidades. Quaisquer modificações na programação ou conserto normalmente dependem de técnicos especializados, o que onera o custo de manutenção e operação.

 

A arquitetura de um PABX tradicional é:

  • Controlador de processo: executa o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema;
  • Os dispositivos de ponta (endpoints): são utilizados para acessar as funcionalidades do sistema. Existem 2 tipos: telefones digitais e telefones analógicos que são conectados nos cartões de interfaces dos módulos;
  • Módulos: são cartões de interfaces que fazem a interligação com os dispositivos de ponta (endpoint) ou gateway. Existem diferentes tipos de interfaces que fazem a comunicação com a STFC (Sistema de Telefonia Fixa Comutada);
  • Módulos de interconexão: permite a interconexão de portas em diferentes módulos.