Seção: Tutoriais VoIP
|
|
||
Telefone
O telefone é um dos principais e mais antigos equipamentos de um escritório. A tecnologia que está por trás deste dispositivo de comunicação, entretanto, está no meio de uma grande transformação tecnológica.
A Rede de telefonia tradicional está desatualizada diante do mercado global, pois suas funções são limitadas e estão ficando ultrapassadas em relação às necessidades das empresas. Muitos estão convergindo a rede de dados e voz para simplificar sua operação, obter novas funcionalidades, reduzir os custos e aumentar a produtividade dos funcionários. PABX tradicional (analógico)
Em meados dos anos 80, quando os PABXs tradicionais foram desenvolvidos, tanto os computadores quanto os microprocessadores eram muitos limitados e com custo muito elevado. A rede de dados era ainda desconhecida e era baseada na comutação de circuitos, por exemplo o X.25.
O PABX tradicional utiliza tecnologia proprietária e os usuários ficam sempre limitados ao mesmo fabricante para adicionar outras funcionalidades. Quaisquer modificações na programação ou conserto normalmente dependem de técnicos especializados, o que onera o custo de manutenção e operação.
A arquitetura de um PABX tradicional é:
|