Seção: Tutoriais VoIP

 

A Telefonia IP e o PABX IP

 

A Telefonia IP

 

A Telefonia IP ou VoIP (Voz sobre IP) é uma tecnologia que permite realizar chamadas telefônicas sobre uma rede de dados IP como se estivesse utilizando a rede STFC (Sistema de Telefonia Fixa Comutada). Esta tecnologia vem se firmando como a que mais faz convergência devido às novas funções trazidas das redes de dados para a rede de telefonia.

 

O sucesso da implantação da telefonia IP ocorre na maioria dos casos devido ao baixo preço pago nos serviços de ligação de longa distância e por causa das novas funcionalidades para a telefonia, aumentando a produtividade dos funcionários, além de permitir a convergência de serviços de dados, voz, fax e vídeo numa única rede IP.

 

PABX IP

 

PABX´s estão presentes nas empresas desde o início dos anos 80 com pouca evolução das funcionalidades e é anterior à rede de dados e ao microcomputador PC. Depois de 15 anos de estabilidade, entretanto, a maioria dos fabricantes e vendedores de PABXs estão introduzindo uma radical mudança em sua arquitetura.

 

Que tecnologia está ocasionando esta mudança? O VoIP, ou seja, a possibilidade de utilizar a mesma infra-estrutura de uma rede IP para trafegar voz com uma boa qualidade, uma boa velocidade (pouco atraso) e com confiabilidade.

 

Com a diminuição dos custos dos links dedicados, a popularização da utilização de acessos de banda larga (xDSL, cable-modem, Wireless), e a diminuição dos custos do DSPs (processadores de sinais digitais), utilizados nos telefones IP´s, a implantação do VoIP tem se tornado uma boa oportunidade para as empresas, inclusive até para os usuários domésticos.

 

A nova arquitetura

 

Esta nova tecnologia está redefinindo a arquitetura de um PABX. Muito dos componentes são distribuídos ao longo da rede IP para transmitir informações de voz e controle da ligação.

  1. Controlador de processo: é um servidor que executa uma aplicação num sistema operacional padrão (Microsoft, Unix ou Linux). Existe um grande benefício em se utilizar um hardware e software comercial, permitindo uma grande redução nos custos de desenvolvimento e fabricação;
  2. Os dispositivos de ponta (endpoints): são os telefones IPs que conectam-se diretamente na rede IP ao invés de interligar nos cartões de interfaces dedicadas dos módulos. Esses equipamentos necessitam de um endereço IP e podem ser atualizados (firmware) através de um servidor TFTP com novas funcionalidades. Diferente do PABX tradicional, dois telefones IPs conversam diretamente, sem utilizar recursos do servidor;
  3. Gateway: são interfaces ou equipamentos que convertem a sinalização e o canal de voz para a rede IP, fazendo a integração com a rede STFC e para permitir utilizar os telefones analógicos ou digitais existentes, reduzindo os custos da migração para a nova arquitetura;
  4. Módulos de interconexão: é realizado através da rede IP. Vai haver uma degradação na qualidade da voz se acontecer algum congestionamento ao longo do trajeto dos dados, normalmente no link WAN.