Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

VoIP: Estratégia

 

As operadoras de TV a cabo estão adotando a estratégia de se tornarem triple play prestando serviços de video, banda larga e telefonia.

 

A figura a seguir apresenta a evolução das plataformas de TV a Cabo em direção ao triple play.

 

 

As operadoras de TV a Cabo iniciaram as suas operações com serviços de video, passaram a oferecer banda larga e agora estão oferecendo serviços de telefonia utilizando Voz sobre IP.

 

As operadoras de telefonia fixa estão fazendo o caminho inverso utilizando a rede metálica (pares de fios de cobre) para acesso ao assinante. Prestavam serviços de telefonia, passaram a oferecer acesso banda larga (ADSL) e agora pretendem oferecer Video sobre IP.

 

 

A tecnologia VoIP está desenvolvida e sendo utilizada por operadoras de TV a cabo nos Estados Unidos. Já a tecnologia de Vídeo IP ainda está em evolução.

 

A utilização de VoIP pelo usuário final nas teles, representa um perigo de canibalização da sua principal receita.

 

No Brasil as operadoras de TV a cabo já oferecem serviços de banda larga. O passo a ser dado agora é a implantação de serviços de VoIP.

 

A evolução das redes de TV a cabo permite que os operadores ofereçam produtos que não concorram entre si. Já no caso das redes de telefonia, a oferta de serviços avançados de voz (VoIP) sobre ADSL estariam canibalizando o produto principal que é voz convencional. De toda forma os operadores de telefonia esperam evoluir sua infra para oferta de produtos de vídeo.

 

Os motivadores para as Operadoras de TV por Assinatura adotarem esta estratégia são:

  • Propriedade da rede de acesso;
  • Investimento relativamente baixo de entrada;
  • Demanda de consumo para produtos competitivos;
  • Posicionamento único para oferecer serviços combinados - vídeo, dados e voz;
  • Novas receitas sem "canibalização" ;
  • Ferramenta de fidelização (redução de churn);
  • Riqueza de opções, serviços diferenciados.

A VoIP oferece às operadoras de TV por assinatura novas Oportunidades de Negócios:

  • Tarifa plana (flat rate) para chamadas na área local;
  • Números de telefone para "On area" ou "Off area" ;
  • Númeração virtual;
  • Serviços de comunicação pessoal (web);
  • Serviços Centrex/PBX (empresas & comunidades);
  • Serviços de Call Center;

Apesar das empresas de TV a cabo não terem recursos financeiros em abundância suficiente para oferecer uma solução vertical de serviço de VoIP, não faltam operadoras de telefonia interessadas em aproveitar todo o investimento já realizado em rede de acesso em banda larga, para estarem concorrendo com a incumbente. Com a proliferação de sistemas proprietários de baixo custo, principalmente de PABX IP, qualquer empresa que tenha duas unidades conectadas à internet pode investir nesse equipamentos e experimentar reduções expressivas de custos de telefonia, mesmo que haja queda de qualidade.

 

Proposição de valor

 

Este novo serviço apresenta as seguintes vantagens:

  • Consumidores: Gerencia da conta, comunicação simplificadas, mídia múltipla, portabilidade do número, serviços avançados e redução da conta.
  • Empresas: Independência geográfica e mobilidade, colaboração de equipes, serviços corporativos avançados e redução da conta.

Os serviços de VoIP free (tipo Skype) apesar de parecerem um brinquedo, já começam a educar os consumidores, de forma que qualquer oferta de serviços de voz avançados deve partir do patamar desses sistemas gratuitos.