Seção: Tutoriais Banda Larga

Defeitos de Software I: Modelo de Confiabilidade

 

Como prever os defeitos de software usando os modelos de crescimento de confiabilidade?

 

Neste tutorial apresentaremos apenas os resultados usando o que já sabemos sobre o OpenBSD R 3.0. No próximo tutorial detalharemos nossa proposta de previsão baseada no histórico de defeitos, modelos de confiabilidade e construção de cenários.

 

Baseado nos resultados do OpenBSD R 3.0 consideramos um cenário quase ideal e dois críticos.

  • Cenário 1, quase ideal: o crescimento da taxa de defeitos observada 15 dias antes da liberação é temporária. A tendência após a liberação é de crescimento de confiabilidade;
  • Cenário 2, crítico: o crescimento da taxa de defeitos observada 15 dias antes da liberação é consistente e o software levará um mes para crescer em confiabilidade;
  • Cenário 3, crítico: o crescimento da taxa de defeitos observada 15 dias antes da liberação é consistente e o software levará dois meses para crescer em confiabilidade.

A figura 3 mostra os resultados de previsão para os cenários descritos. A figura mostra o número acumulado de defeitos ao longo do tempo (em dias).

 

Figura 3: Previsões após liberação.

 

O cenário 3 é o que melhor descreve o que aconteceu. Nem sempre os engenheiros de desenvolvimento e teste chegam a um acordo sobre um único cenário.

 

O que se deve fazer nesse caso é uma análise de sensibilidade, do tipo "what-if", criando possíveis cenários para ajuda à tomada de decisão.