Seção: Tutoriais Banda Larga

Defeitos de Software I: Considerações Finais

 

A avaliação da confiabilidade de software passa pela análise crítica do histórico de defeitos até o momento da liberação, que chamamos de avaliação da qualidade. No caso de sistemas com alta disponibilidade é exigido também a avaliação de indicadores como disponibilidade, MTTF, etc.

 

Baseado no resultado da análise de qualidade e em modelos de crescimento de confiabilidade de sofware é possível a criação de cenários que permitam a previsão do volume de defeitos pós liberação.

 

Neste tutorial mostramos a metodologia de avaliação da qualidade e como ela pode ajudar na criação de cenários. No próximo tutorial detalharemos nossa proposta de previsão de defeitos de software baseada no histórico de defeitos detectados durante os testes.

 

 

Referências

 

[1] http://www.sei.cmu.edu/cmm/

 

[2] Telcordia, The Analysis and Use of Software Reliability and Quality Data, SR-1547, Dec 2000.

 

[3] D.C.Montgomery, Introduction to Statistical Quality Control, John Wiley, 1007.

 

[4] J.Moreira de Souza, Aumentando a Disponibilidade da Rede por meio da Análise Estatística de Alarmes, http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialdisponibilidade1/default.asp.

 

[5] W.A.Florac, A.D.Carleton, Measuring the Software Process: Statistical Process Control for Software Process Improvement, Addison-Wesley, SEI series in Software Engineering, 1999.

 

[6] Jacob A.L., Pillai S.K., Statistical Process Control to Improve Coding and Code Review, IEEE Software, May/June 2003.

 

[7] www.openbsd.org.

 

[8] Yamada S., Ohba M., "S-Shaped Reliability Growth Modeling for Software Error Prediction", IEEE Trans Reliability, VOL R-32, 1983 Dec

 

[9] J., Software Reliability Engineering, McGraw-Hill, 1999.

 

[10] Pham H., Nordmann L., Zhang X., "A General Imperfect-Software-Debugging Model with S-Shaped Fault-Detection Rate", IEEE Trans Reliability, VOL.48, NO.2, 1999 June.