Seção: Tutoriais Banda Larga
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A liberação de uma versão para o cliente tem implicações na manutenção como o planejamento da equipe de suporte, o tempo de correção do defeito, a capacidade em cumprir as claúsulas do contrato de manutenção, etc.
Tudo isso depende do comportamento do número de defeitos após a liberação. Ter um método acurado de previsão de defeitos é um dos fatores de sucesso junto ao cliente.
Prever o número de defeitos não é uma arte de “bola de cristal” mas uma técnica que se baseia no histórico de defeitos ocorridos até a liberação.
A técnica que apresentamos neste tutorial não dá uma única resposta certeira e precisa mas permite a criação de cenários “what-if” mostrando as situações de melhor/pior caso que orientam as decisões e permitem o acompanhamento. Referências
[1] Moreira de Souza J., Prevendo Defeitos de Software I: Avaliação da qualidade, www.teleco.com.br
[2] De Herdt, K., Mendiratta, V. B., Moreira de Souza, J., and Zimmerman, G. H., “What Can We Learn from Software Failure Data,” Proceedings International Symposium on Software Reliability Engineering, Chicago, Illinois, November 2005.
[3] www.openbsd.org
[4] Li P., Hersbleb J., Shaw M., “Finding Predictors of Field Defects for Open Source Software Systems in Commonly Available Data Sources: a Case Study of OpenBSD, 11th Int SW Metrics Symp (METRICS 2005), Italy, Sept. 2005.
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