Seção: Tutoriais Banda Larga
|
|
||
Como não existem ainda padronizações na tecnologia PLC, a figura e o texto abaixo apresentam soluções e terminologias que podem ser diferentes em implementações de geradores de solução ou fornecedores diversos.
Uma topologia típica de rede PLC pode ser visualizada na figura que se segue:
![]() Figura 1: topologia típica de rede PLC Fonte: ENDESA
Quatro níveis de rede são mostrados na figura, quais sejam, a rede interna do usuário final, a rede de acesso, a rede de distribuição e a rede de Transporte, com a interconexão com a internet. Comentaremos a seguir sobre estes quatro níveis .
Rede Interna do Usuário Final
A rede do usuário final é constituída pela rede de distribuição elétrica nas instalações do usuário, e pelos modems para conexão dos equipamentos que serão interligados ao serviço de banda larga. Inúmeros modems podem estar conectados nas tomadas de energia elétrica disponíveis em uma instalação de usuário.
Como alternativa, o usuário final pode conectar o seu modem PLC a um access point 802.11 e distribuir de forma wireless a rede de banda larga. Caso o usuário já disponha de rede cabeada distribuída, este poderá também utilizar esta rede para o acesso da broadband nos diversos pontos existentes.
Os modems PLC normalmente têm interface RJ45 para a rede Ethernet, interface USB e uma interface RJ11 para se conectar diretamente um telefone comum, pois, em geral, o modem funciona também como um gateway para propiciar o serviço de Voz sobre IP - VoIP. Os modems podem também ser fornecidos integrados com access point 802.11, existindo ainda modelos equipados apenas para o serviço VoIP.
Rede de Acesso
A rede de acesso PLC se inicia junto ao medidor de energia elétrica do usuário com introdução do equipamento Repetidor ou Equipamento Intermediário (IE) . Este equipamento tem como função receber os sinais PLC gerados nos diversos modems existentes na rede, bypassar o medidor e reinjetá-los na rede de baixa tensão. No caso de edifícios residenciais, apenas um IE deve ser instalado, recebendo os sinais PLC que vem de todas as unidades deste edifício e reinjetando-os na rede de baixa tensão.
Caso a distância entre um IE e o transformador seja maior que 300 metros , será necessária a introdução se um repetidor. Também será necessária a introdução de Repetidor IE a cada 300 metros , para fazer a recomposição do sinal. Outras situações adversas na rede, que possam causar atenuação, podem requerer, também, a instalação de repetidores IE. Da mesma forma, redes de distribuição, cuja distância entre o Modem PLC e o transformador, for suficientemente pequena, pode ser dispensar o repetidor, sendo o mesmo substituído por uma ponte de acopladores na função de "bypassar" o medidor.
A rede de acesso termina em um equipamento que é um Repetidor Baixa Tensão / Média Tensão, também chamado de Transformer Equipment - TE. O TE, situado fisicamente junto ao transformador da rede elétrica, recebe os sinais PLC colocados pelos diversos IE's na rede de baixa tensão, e os coloca na rede de média tensão. Caso não exista a rede PLC de média tensão, a rede da acesso PLC pode ser interconectada diretamente com uma rede de alta velocidade sobre fibra, sobre cabos metálicos ou wireless. O equipamento que executa esta função é chamado de Máster de Baixa Tensão.
Rede PLC de Distribuição
A Rede PLC de Distribuição interconecta os Repetidores de Baixa Tensão / Média Tensão (TE), instalados junto aos transformadores de distribuição de energia elétrica e promove a interconexão do sinal PLC com a rede de transporte do Operador de Telecomunicações, e daí seguindo até alcançar um ponto de acesso à rede internet. Esta interligação é efetuada através de equipamento denominado Máster de Média Tensão.
Como foi visto, uma rede PLC pode ser constituída de apenas 4 tipos de equipamento, localizados em 4 níveis. O modem PLC, O Repetidor de Baixa Tensão, o Repetidor Baixa Tensão / Média Tensão e o Máster de Média Tensão. Dependendo do comprimento e topologia da rede, o repetidor de Baixa Tensão poderá ser suprimido, restando três níveis. Caso a interligação com a rede de transporte se dê através da linha de baixa tensão, poderemos ter apenas os modems PLC e o Master de Baixa Tensão.
Isto caracteriza que, dependendo dos valores dos equipamentos, a solução PLC pode ser bastante competitiva em uma área que não disponha de serviço, pela simplicidade da solução.
|