Seção: Tutoriais Telefonia Fixa
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O PGMQ estabelece metas para garantir a qualidade do serviço de telefonia fixa prestado pelas concessionárias e empresas autorizadas de STFC nas modalidades de serviço local, longa distância nacional e internacional.. As operadoras de SCM que prestam serviços de telefonia em suas redes, dentro dos limites permitidos pela regulamentação, não estão sujeitas ao PGMQ.
Os indicadores de qualidade são coletados pelas operadoras utilizando os critérios estabelecidos no Regulamento de Indicadores de Qualidade do STFC, anexo à Res. 217 de 21/03/00 da Anatel. Eles devem ser enviados para a Anatel até o dia 10 do mês seguinte a coleta, que os divulga mensalmente.
As concessionárias de STFC devem atender às metas de qualidade nos setores que a compõe como apresentado na tabela a seguir:
Telemar
Brasil Telecom
Telefonica
Setores 31, 32 e 34 no estado de São Paulo.
CTBC
Sercomtel
Setor 20 no Paraná.
Embratel
Região IV do Plano Geral de Outorgas, todo o Brasil.
A Anatel divulga estes indicadores também estes indicadores consolidados por concessionária segundo critérios estabelecidos no Regulamento de Indicadores de Qualidade do STFC.
As empresas autorizadas são também acompanhadas pela Anatel tendo de passar a cumprir o PGMQ seis meses após entrada em operação em uma localidade.
|