Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Redes Móveis: Introdução

 

Esse tutorial abordará de forma simples as principais arquiteturas de RAN Sharing existentes e que estão sendo implementação por diversas operadoras no Brasil nos últimos anos. Basicamente o RAN Sharing em redes móveis é um recurso técnico utilizado por duas ou mais operadoras de telefonia no quais determinados recursos são compartilhados.

 

O 3GPP TS 23.251 R8 (2008-12) apresenta duas arquiteturas distintas de RAN Sharing para as redes E-UTRAN: o MOCN (Multiple Operation Core Network) e o GWCN (Gateway Core Network). No MOCN existirá o compartilhamento de rede de acesso entre diversas operadoras. Já no GWCN além da rede de acesso haverá também o compartilhamento da rede de Core EPC: SGSN (Serving GPRS Support Node) e MME (Mobility Management Entity). Existe ainda uma forma mais simples de implementação do RAN Sharing chamado de MORAN (Multiple Operator Radio Access Network).

 

 O crescimento dessa arquitetura tem atraído muitas operadoras para a esse tipo de investimento preocupado objetivamente em reduzir custos de operações e aumentar a lucratividade. É importante salientar que a arquitetura RAN Sharing não é exclusiva somente a uma tecnologia de acesso. É possível verificar na figura abaixo as redes RAN Sharing 3G e LTE existentes ao redor do mundo.

 

Figura 1: Redes RAN Sharing no Mundo

Fonte: Gerência de Tecnologia OI