Seção: Tutoriais Transmissão
|
|
||
Este tutorial apresentou os conceitos básicos sobre enlaces rádio digitais ponto a ponto.
A implantação de enlaces rádio envolve uma gama mais ampla de conceitos que vão da infraestrutura necessária para instalação dos equipamentos e antenas, envolvendo sistemas de energia e aterramento, à implantação de equipamentos redundantes e monitorados por sistemas de gerência.
O enlace é um componente básico utilizados em muitas redes. Existem operadoras, como a Diveo, cuja maior parte do backbone e acessos é formada por enlaces rádio. A maioria no entanto combina enlaces rádio com um backbone em fibra óptica aumentando desta forma a cobertura de sua rede.
Os enlaces rádio podem ter os seus canais utilizados com um grande número de interfaces de dados para o usuário seja para redes de pacotes ou interfaces LAN.
Em abril de 2004 existiam 31 fabricantes com equipamentos (transceptor digital) para enlaces rádio digital, homologados pela Anatel pela res. 242: Airspan, Alcatel, Aperto, Ceragon, Dataradio, DMC, Ensemble, Ericsson, Fresnel, Harris, Intracom, KF Tecnologia, Linear, Marconi, MDS, Moseley, Motorola, Nec, Nera, Netro, Nokia, Ogier, Proxim, Q-Free, SAF, Siemens, Telemobile, Transcore, Trio, Young e ZTE.
Referências
Tutoriais do Teleco
Quando não é necessário autorização para uso de Frequências no Brasil Regulamentação para uso de frequências no Brasil
Anatel
Manual de Projetos Técnicos (SITAR) Manual de Designação das Emissões Radioelétricas
Atribuição,
Destinação e Distribuição
de Faixas de Freqüências no Brasil
|