Seção: Teleco español
|
|
||
O modelo utilizado por Ghasemi, A Simple MAC Protocol for Cognitive Wireless Networks [4], considera que o espectro atribuído à rede principal é constituído por N canais, N = {1, 2,..., N}. O modelo assume também que o tempo é dividido em janelas, que são compartilhadas pelos usuários secundários. A taxa de utilização das janelas de tempo em cada canal depende do tráfego agregado da rede primária.
O objetivo do protocolo é a exploração dos espaços ociosos. Supõe-se que o canal j esteja ocupado (ou preto) em cada intervalo de tempo com probabilidade qJ. Portanto, o número de espaços ociosos (ou brancos) entre quaisquer dois espaços pretos tem uma distribuição geométrica com média (1 – qJ) / qJ.
Seja SJ, FJ o número de sucessos e de falhas ocorridas no canal j até a janela de tempo t. Os estados de todos os canais são mostrados pelos vetores St = (St1,. . . , StN), Ft =(Ft1 ,. . . , FtN).
O algoritmo proposto por Ghasemi se baseia na regra do menor número de falhas. Neste algoritmo a função least_failure retorna o melhor canal, de acordo com a regra de menor falha. Nota-se que, após a exploração do canal j, SJ é incrementado, enquanto FJ e os estados dos outros canais não se modificam. Portanto, este canal será o melhor canal nas próximas janelas, até que uma falha ocorra.
Se houverem dois ou mais canais com idênticos números de falhas, o canal com maior número de sucessos será o escolhido para exploração. Logo, o critério de máximo sucesso é utilizado como critério de desempate para a definição do canal. Portanto, para a decisão da estação é necessário manter o número de falhas e sucessos para cada canal a cada janela de tempo.
Em caso de colisão entre dois ou mais usuários secundários uma variável aleatória de backoff é gerada para cada um, de modo a evitar colisões sucessivas. Um valor máximo de backoff é estipulado por um parâmetro denominado de Wmax.
O algoritmo final proposto por Ghasemi, denominado de algoritmo 2, é ilustrado na figura 2, transcrita de [4]:
Figura 2: Algoritmo 2 baseado na função de least_failure e fator de Backoff
|