Seção: Teleco español

 

Redes Cognitivas: Implementação e Validação do Algoritmo

 

Para a implementação do algoritmo foram empregados os mesmos parâmetros utilizados em [4]:

  • A rede primária é composta de N = 20 canais;
  • Canais distribuídos de 0 a 19;
  • O número de usuários secundários (U) varia de 2 a 20;
  • Os parâmetros que descrevem o tráfego primário em cada canal serão selecionados aleatoriamente no intervalo [0.1;0.5] para 19 canais e será fixado em 0.05 para o canal 10, tendo este a menor ocupação média;
  • O parâmetro Wmax é fixado em 32, 128 ou 256.

 

Como em [4], o parâmetro de desempenho utilizado para avaliar o protocolo foi o throughput, calculado em função do número de usuários secundários e do parâmetro Wmax.

 

Inicialmente o simulador do protocolo foi desenvolvido utilizando a linguagem Java. No entanto, como não foi possível reproduzir os resultados apresentados em [4] com o uso deste simulador, pois sempre havia uma diferença constante entre os resultados propostos e os resultados gerados, esta implementação foi descartada.

 

Foi usada a ferramenta MathCad para executar um novo algoritmo. Os resultados obtidos com o simulador são ilustrados na figura 3 e coincidem com os apresentados em [4], validando a implementação realizada.

 

Figura 3: Resultado de throughput obtido com simulador desenvolvido em MathCad

 

Estes resultados demonstram o bom desempenho do protocolo, mesmo para um grande número de usuários secundários. Nota-se também que o desempenho melhora com o aumento do parâmetro Wmax.

 

Esse algoritmo demanda de um grande poder de processamento, fazendo com que o tempo de execução varie de acordo com o nível de processamento do computador utilizado.

 

Durante o estudo, o tempo de execução tornou-se um empecilho ao desenvolvimento, pois a mínima alteração no algoritmo, como a troca do número de janelas de tempo de 10000 para 10001, ocasionava em uma nova execução que demanda tempo.