Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Redes 4G: LTE Advanced

 

De acordo com o 3GPP, o maior foco nesse release é a capacidade, ou seja, possibilitar maiores taxas aos usuários. O principal diferencial é a sua funcionalidade chamada Carrier Agregation, que possibilita agregação entre portadoras diferentes não contínuas, dando flexibilidade ao espectro, com algoritmos que fazem distribuição de carga e qualidade do sinal entre os usuários.

 

Essa flexibilização pode propiciar uma largura de banda de até 100 Mhz, sendo que a largura entre downlink e uplink podem ser diferentes, mas a largura no downlink deve ser superior. Outra evolução importante, é a introdução de MIMO 8x8 no DL e 4x4 no UL, que aumenta ainda mais a capacidade do sistema (WANNSTROM, 2013).

 

Dessa forma, atualizando os valores teóricos dos cálculos da lauda anterior, para 100 MHz de largura de banda e MIMO 8x8, o pico no downlink chega em 3Gbps.

 

Como vimos no release 8, as chamadas de voz precisam ser redirecionadas para a rede UMTS ou GSM, porém no LTE Advanced é implementado chamadas baseadas em protocolo IP, são chamadas e vídeo chamadas em alta qualidade de áudio e definição. Além disso, adicionado uma arquitetura IMS, capaz de suportar várias aplicações multimídia, como exemplo, a Operadora pode oferecer serviços de jogos interativos. (ERICSSON, 2014).