Seção: Tutoriais Infraestrutura
|
|
|||||||||
A evolução tecnológica potencializou o crescimento e o uso de dispositivos, fortalecendo o surgimento da Internet das coisas (Internet of Things – IoT) e do 5G, que exponencializará a quantidade de dispositivos conectados, trazendo novos desafios que deverão ser superados, prioritariamente aqueles associados à operação destas redes.
Segundo os levantamentos realizados por agências especializadas [1][2], estima-se que em pouco tempo haverá bilhões ou trilhões de dispositivos conectados, o que poderá demandar uma reestruturação profunda das redes atuais, trazendo reflexões como: A rede atual conseguirá suportar toda esta demanda? Como será realizada a identificação destes novos dispositivos? E se estes dispositivos possuírem características diferentes, como gerenciar sua interoperabilidade e mobilidade? Qual o tempo de resposta esperado para se manter um bom nível de serviço?
Estas e outras questões motivaram a abordagem do tema deste tutorial, apresentando e comparando propostas de novas arquiteturas que visam contemplar os principais desafios de uma nova Internet.
Este tutorial foi preparado a partir do Artigo “Redes Convergentes e Arquiteturas para Internet do Futuro”, elaborado pelo autor, e apresentado como parte dos requisitos para a obtenção do Certificado de Pós-Graduação em Engenharia de Redes e sistemas de Telecomunicações. Foram orientadores o Prof. Dr. Antônio Marcos Alberti e o Prof. Dr. Guilherme Augusto Barucke Marcondes.
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (2009), Técnico de Processamento de Dados pela Fundação Bradesco-RJ (1992), Graduação Tecnológica em Gestão de Telecomunicações pelo SENAC-RJ (2013), Pós-Graduação em Gerência de Projetos pela UCM-RJ (2015), e cursando o Mestrado em Telecomunicações pelo INATEL.
Atua profissionalmente desde 1992 na área de tecnologia da informação e comunicação em renomadas instituições como Força Área Brasileira – FAB, Petrobras, UNIRIO (CCET), Oi (Oi Velox e Internet), Ministério da Saúde (Divisão de Informática-NERJ), Secretária de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro – SSP-RJ (Projeto Delegacia Legal e CICCM), TNL Contax, Vivo, Embratel, Banco Itaú, Spread Tecnologia, e na área de ensino desde 1998 em renomadas instituições como UERJ (DINFO/DITEL/SERTRE/IME/NUSEG), FAETEC, SEEDUC, UNESA e Escola de 1º e 2º Graus Fundação Bradesco dentre outras instituições privadas.
Atua também como Perito Judicial e Assistente Técnico desde 201.
Atualmente está matriculado na Pós-Graduação em Coaching e Gestão de RH, pela UCM-RJ desde 2016 e cursando Mestrado em Telecomunicações, pelo Inatel desde 2016, com foco em Modelos de Governança e Operação para Redes Smart Places para correntes e futuras tecnologias (NovaGenesis). Atua como pesquisador no Laboratório de Tecnologias da informação e comunicação - ICT Lab Inatel, nas áreas de Cyberinfrastructure, Future Internet Architectures, Smart Places (participando do projeto Inatel SmartCampus (ISCampus)) e é responsável pelo escritório de projetos - ICT Lab PMO.
Email: jorge.carneiro@mtel.inatel.br
|