Seção: Banda Larga

 

Evolução das Redes de Transporte: Packet Transport Networks e MPLS-TP

 

As redes de telecomunicações de hoje evoluíram substancialmente desde os dias dos serviços simples de telefonia. Hoje em dia uma grande variedade de tecnologias é implementada, convivendo com um número substancial de falhas, suportando uma gama de aplicações baseadas em dispositivos de ponta de usuários; aplicações essas que geram uma grande diversidade de taxas de bits, e que estão sendo cada vez mais utilizadas nas redes. Em paralelo, os novos serviços e modos de comunicação em rede (ex.: peer-to-peer) estão emergindo e se proliferando rapidamente, modificando o perfil do tráfego de dados de maneiras imprevisíveis. 

 

Já é tomado como fato que a abordagem atual da arquitetura da rede de transporte não está atendendo as novas exigências impostas. Não obstante, uma readequação das arquiteturas de rede é mandatória na busca por uma rede de telecomunicações segura, confiável e com uma boa relação custo-benefício. A pesquisa hoje em dia gira em torno de noções de como a dinamicidade da rede pode ser potencialmente aumentada, como o custo de propriedade pode ser reduzido, e como o custo de serviços de rede pode ser diminuído. 

 

Através de uma análise simples do paradigma de arquitetura de rede existente, pode-se notar que a eficiência e robustez das redes de hoje são alcançadas através da interação entre duas tecnologias mutuamente exclusivas: pacotes (normalmente IP/MPLS e Ethernet) e circuitos (SDH/SONET, OTN e WDM), que coexistem em redes de transporte com um baixo nível de interoperabilidade e uma duplicidade significante de funcionalidades. Aparentemente, para uma otimização geral, é fundamental aumentar a sinergia entre as camadas e reduzir essa duplicidade de funcionalidades. Partindo desse pressuposto, as tecnologias emergentes, que ainda se encontram em processo de padronização, visam combinar as melhores funções de comutação por circuito e por pacote. 

 

Dentre os órgãos de padronização, duas tecnologias principais estão sendo discutidas: PBB-TE (IEEE 802.1Qay, baseado no Ethernet) e MPLS-TP (desenvolvido pelo ITU-T e IETF, com base no MPLS). Estas duas tecnologias constituem a base para as propostas de implementação das novas redes de transporte que possibilitarão aos provedores alavancar suas infra-estruturas para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, enquanto se adéquam ao novo modelo de serviços que o mercado exige. 

 

Este tutorial procura apresentar as alternativas vislumbradas para a evolução das redes de transporte, com base nas tecnologias Packet Transport Networks e MPLS-TP. 

 

O tutorial foi preparado a partir do trabalho de conclusão de curso “Evolução das Redes de Transporte: Packet Transport Networks e MPLS-TP”, elaborado pelo autor, e submetido Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações, ministrado no Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações. Foi orientador do trabalho o Prof. Dr. Carlos Roberto dos Santos. 

 

 

Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Nove de Julho (Uninove – São Paulo, SP). Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL – Santa Rita do Sapucaí, MG). 

 

Atuou como Consultor Técnico na Corptec - Corporate Technology, executando atividades área de projetos para soluções e produtos voltados para a área de redes e segurança da informação, e como Analista de Monitoração Bilíngue na Convergys do Brasil, executando atividades de suporte 1º nível e monitoração de desempenho de sistema proprietário de tarifação de telefonia celular, com escalonamento de chamados para as equipes de níveis superiores (principalmente na Índia) através de comunicação via telefone exclusivamente em inglês. 

 

Atuou também como Operador de Infraestrutura na CPM Braxis, executando atividades a partir do NOC (Network Operation Center) 24x7 relativas à administrando de infraestrutura de ativos de rede e servidores Wintel/UNIX de cliente internacional do segmento bancário, em ambiente de Operação ITIL v2 compliant (equipe 100% certificada), utilizando as melhores práticas recomendadas pela biblioteca, e como Coordenador Técnico de Projetos na ITC Technology Solutions, executando ativividades de coordenação técnica de projetos diversos de redes/telecom em projeto de grande porte de uma estatal do segmento de energia, proprietária da maior rede de fibra óptica do país, que consistia na migração dos ativos de rede de 70 sites distintos e implantação de uma solução de conectividade que utilizasse os recursos físicos e lógicos disponíveis da melhor maneira possível. 

 

Atualmente trabalha como Trainee Expert na Oi (Rio de Janeiro, RJ), executando atividades em processo de Job Rotation – passagem temporária por diversas áreas de tecnologia da empresa para fins de conhecimento de processos organizacionais e levantamento de oportunidades de melhoria dentre os procedimentos existentes, sendo o enfoque atual voltado à análise, otimização e automatização de processos de gerência de redes IP e fixas (centrais telefônicas). 

 

 

Email: ylalmeida@bol.com.br

 

Categorias: Banda Larga, Redes Ópticas
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 20 minutos Publicado em: 15/08/2011