Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Rede WLAN: Metodologia e Rede

 

Metodologia

 

Com foco na interconexão dos dois locais (rural e urbano), foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, e, com isso coletados dados reais de testes realizados que auxiliaram na definição de locais de enlaces e na escolha de equipamentos a serem utilizados.

 

A ferramenta Google Earth foi de suma importância na definição das áreas para instalação dos enlaces.

 

Realizou-se a análise do espectro de frequência para definição da melhor canalização a ser utilizada. Com base nestes testes definiu-se o equipamento - que trabalha na frequência 5,7GHz a 6,2GHz, de nome AirFiber da empresa Ubiquiti Networks, Inc., de modo a sair fora da “poluição” de sinais 5,8GHz que estão espalhados na cidade, conforme mostra a figura 1 abaixo.

 

Um fator determinante é a grande quantidade de equipamentos com preços bem acessíveis que trabalham nessa frequência. Todos os equipamentos utilizados no projeto são homologados pela Anatel, inclusive o rádio AirFiber foi homologado no final de 2014 como se pode conferir no site da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). É um equipamento bem recente, mas com ótimo desempenho e custo-benefício.

 

Figura 1: Configuração do rádio com a “poluição’ da faixa de 5.8 GHz no local

Fonte: autoria própria

 

Rede WLAN

 

WLAN ou Wireless Local Area Network (rede local sem fios) é uma rede que utiliza ondas de rádio para transmissão de dados, onde não se tem a necessidade de utilizar cabos para conectar os dispositivos. Como os equipamentos para uma WLAN eram muito caros, era incomum a utilização em empresas de pequeno porte, somente em grandes corporações. Atualmente, o custo desses equipamentos está em queda sendo possível adquiri-los com mais facilidade.

 

Com o avanço desta tecnologia, hoje podemos ter redes WLAN com velocidades a 1 GB e com segurança, coisa que há pouco tempo se pensava apenas com a rede cabeada é que teria velocidade e segurança para transmitir dados e acessar internet.

 

Hoje, o cenário mudou e várias empresas já utilizam redes WLAN.