Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

Rádio Enlace II: Estudo de Caso de Dimensionamento Empregando Geociências

 

Diferentes organizações tendem a passar por ramificações de suas estruturas de rede, seja por ampliação ou por melhores localizações. E nestes processos um dos pontos que geram problemas é a comunicação de dados. Muitas destas organizações estão empregando conexões próprias, mas cada caso se difere por vários motivos, tais como: localização, tipos de serviços a serem utilizados, sistemas, custo de implantação, flexibilidade e agilidade na interconexão, ou seja, adaptável às condições específicas. Desse modo, quando se trata de flexibilidade e agilidade, o que se adapta muito bem a estas características é o rádio enlace ponto a ponto, mas para tal é necessário um correto dimensionamento dentro dos padrões e normas existentes. 

 

Esta série de tutoriais utiliza a geociência como ferramenta para o correto dimensionamento de um rádio enlace ponto a ponto teórico na faixa dos 5.8 GHz, que não necessita de licenciamento junto a órgãos públicos para sua utilização. Descreve características importantes de rádio enlace, utilizando o caso da Universidade do Contestado Campus Canoinhas, em que se deseja interligar o Campus Centro com o Campus de Marcilio Dias como estudo de caso. A modelagem do perfil teórico do enlace, é feita juntamente com o laboratório de geoprocessamento da UnC e com o apoio de profissionais da área, que disponibilizaram bases cartográficas e equipamentos de recepção de sinais GPS, além dos cálculos de altura das antenas, liberação da elipsóide de Fresnel e atenuações utilizando tabelas e expressões de livros da área e padrões internacionais recomendados pela União Internacional de Telecomunicações (ITU). 

 

Os resultados obtidos foram analisados e foi traçado o melhor cenário para a interconexão, avaliando a viabilidade técnica de estrutura e menor perdas por atenuações. Os dados foram repassados ao laboratório de geoprocessamento que disponibiliza através de softwares e técnicas de fotogrametria a virtualização planialtimétricas e morfológicas da região no comprimento total do enlace visualizando assim, se os cálculos e altitudes da região estão corretos para a não interferência da elipsóide de Fresnel. 

 

Os tutoriais foram preparados a partir do trabalho de conclusão de curso “Dimensionamento de Rádio Enlace Ponto a Ponto Empregando Geociências - Estudo e Caso: Conexão entre os Campi Centro e Marcilio Dias da Universidade do Contestado - Canoinhas”, elaborado pelo autor. Foi orientador do trabalho o Prof. Eng. Gianfranco Muncinelli, M. Sc, e co-orientador o Prof. Eng. Marcos B. Schimalski, M. Sc. 

 

Este tutorial parte II apresenta a metodologia de trabalho utilizada e o dimensionamento do radio enlace para conectar os campi da Universidade de Contestado, fazendo uso da geociências para levantamento teórico do percurso a ser coberto. Além disso, apresenta os resultados alcançados e as conclusões do estudo de caso. 

 

 

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade do Contestado, em convênio com a Fundación Universitária San Martin, Colômbia. 

 

Atuou como Auxiliar de Informática na Universidade do Contestado (UnC – Canoinhas, SC), sendo responsável pela manutenção física e lógica, suporte e treinamento, e como Professor de Eletrônica Básica no Núcleo de Ensino Profissional – NEP da Secretaria de Educação de Santa Catarina, e como Estágio em Engenharia de Telecomunicações na Lore Management. 

 

 

Email: marcolaska@gmail.com

 

Categoria: Infraestrutura para Telecomunicações
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos Publicado em: 19/11/2018