Seção: Tutoriais Telefonia Celular
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No mundo atual onde serviços tradicionais, como o de voz, estão em queda, surgem novos produtos de SVAs (Serviço de Valor Adicionado).
Dentre eles, um serviço de grande sucesso no mercado mundial é o RBT, ou "Ring Back Tone" que tem conquistado um grande número de assinantes, ajudando as operadoras a aumentar ou a manter o seu "Market Share" e aos assinantes a possibilidade de se substituir o toque tradicional de controle de chamada, o famoso "du...du...du" por uma música personalizada.
O que é ?
Você liga para o seu amigo e enquanto ele não atende você ouve o tradicional controle de chamadas, correto ? Sim, mas apenas por enquanto, pois está chegando nas operadoras brasileiras o serviço de "Ring Back Tone", que irá substituir o tom de controle de chamadas tradicional por músicas e gravações personalizadas.
Diferentemente do "Ring Tone", onde o usuário necessita realizar o download da música e verificar se o aparelho é compatível com o formato e qualidade da mesma, no serviço de "Ring Back Tone" o usuário não realiza nenhum download e nem precisa se preocupar com o tipo de seu aparelho, apenas deverá ligar para a operadora ou acessar um "site" na Internet onde poderá configurar para cada número dos seus grupos de amigos, familiares e do trabalho uma música diferente.
Esta configuração poderá ser definida como padrão, diária, semanal, mensal ou até mesmo anual e poderão ser configurados diferentes faixas de horário. Por exemplo, das 08:00 às 18:00 quando o seu chefe te ligar ele ouvirá uma música mais formal, no entanto após às 18:00 ele poderá ouvir um Rock ou outra música do momento.
O funcionamento do serviço é simples, sendo que as dificuldades se encontram nos métodos de implementação do mesmo.
Na realidade o tom de controle de chamadas é um sinal senoidal de 425Hz, com duração de 1s e interrupção de 4s sucessivamente e informa ao usuário que originou a ligação, que o telefone do usuário para o qual a ligação foi direcionada está "tocando".
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Este tom pode ser substituído por uma música real gravada, na maioria das vezes, no padrão .wav, mono, 8kHz, 8 bits (64Kbps).Alguns fornecedores possuem suporte para "uploads" de músicas em .mp3, a 128Kbps e até 250Kps ,no entanto o que o assinante chamador irá realmente ouvir terá a qualidade máxima de uma transmissão a 64Kbps na telefonia tradicional e 32Kbps no VoIP.
O "Ring Back Tone" deverá ser implementado no Brasil seguindo algumas tendências internacionais de se mixar o tom de controle tradicional com a música, com a finalidade de se minimizar a confusão pelos assinantes e consequentemente o aumento de chamadas desconectadas pelo chamador, afetando assim o índice de taxa de chamadas originadas completadas (SMP5).
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Além da funcionalidade básica de substituição do tom de controle de chamadas tradicional, seguem algumas características do serviço RBT:
Toque personalizado para o assinante chamador, sobrepondo a configuração do assinante chamado;
Toque sincronizado com o "Ring Tone" do aparelho do assinante chamado;
Envio de RBT para outro assinante;
Permite ao assinante, no momento da execução do RBT, a cópia do mesmo;
Seleção de músicas aleatórias pela plataforma;
Permite ao assinante gravar a sua música;
"Broadcasting" de Rádio;
Possibilita ouvir durante a conversação uma música de fundo;
Configuração do serviço de acordo com a localização do assinante chamado;
Implementação de RBT propaganda;
O serviço de Ring Back Tone surgiu na Ásia, mais especificamente na SK Telecom ¹ , operadora móvel da Coréia do Sul em meados de Abril de 2002 e logo se espalhou por outros países asiáticos, se tornando uma febre entre os adolescentes e atingindo um valor de "market share", no seu lançamento, da ordem de 30%, valor este que se estabilizou na ordem de 15% a 20%.
Logo depois, o serviço se espalhou pela Europa e América do Norte e agora está prestes a ser lançado pelas operadoras nacionais.
Segundo estudos da consultoria internacional Ovum ² o serviço de Ring Back Tone no mercado internacional deverá saltar de US$ 148 milhões em 2003 para aproximadamente US$ 2,8 bilhões em 2008, superando a venda de Ring Tones, saltando de 4,3% do mercado de Ring´s para aproximadamente 55% em apenas 5 anos.
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