Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Ring Back Tone: Mercado Mundial

 

Atualmente, um dos mercados que mais diminui no mundo é o de música:

  • Ano após ano,nos últimos 3 anos o mercado de música caiu 20%;
  • A venda de "singles" no Reino Unido caiu 30% em 2003;
  • A venda de músicas na Alemanha em 2003 caiu 19%;
  • Em 2003 ainda, 25% das lojas de venda de CDs foram fechadas;
  • Atualmente 98% do "downloads" de músicas na Internet são ilegais;
  • A marca IPod superou a Pespi no quesito de reconhecimento de marca no público entre 14 e 18 anos de idade.

Enquanto isto, neste cenário de quedas e reduções, o mercado de "Ring Tones", crescerá de aproximadamente US$ 3,5 bilhões em 2003 para cerca de US$ 5,2 Bilhões em 2008, sendo que US$ 2,4 bilhões serão oriundos de "Ring Tones" e US$ 2,8 bilhões oriundos de "Ring Back Tones".

 

Nesse cenário, o mercado mundial de RBT se encontra em expansão geográfica na Europa e na América do Norte.

 

Na Ásia, continente de origem, o serviço mostrou a sua força mesmo após o impacto do lançamento, onde alcançou cerca de 30% do total de assinantes e hoje consolidou a sua presença no mercado de SVAs (serviços de valor adicionado) com cerca de 20%.

 

Segue abaixo, tabela com a descrição de alguns países e a nomenclatura do serviço, o que ainda representa um problema, pois o serviço não tem uma nomenclatura unificada:

 

Country
Operator
Service
Korea SK Telecom
(mobile)
COLOR Ring
China Shanghai
Mobile
Rungback service
Sweden Comviq Ringupsignaler
Japan DoCoMo Melody Call
USA Cellus My Caller
Lithuania Omnitel Pyptonas
Germany T-Mobile Caller Tunes
India BPLMobile Caller Ring Back
Tone
India Airel Hello Tune
Brunei DST Wonde Ring
Israel Orange Funtone
France Boygues
Telecom
Welcome Sound
New
Zealand
NZ Telecom Caller Tunes
Taiwan ChungHwa
Telecom
Color RingBack
France SFR SFR Tona
Japan KDDI Chaku-uta
Italy Vodafone My Music
Korea Sk Telecom
Fixed line
Ringo
Hong Kong Sunday Mug Doe Tones
Hong Kong SmarTone MyConnecting
Tone

Fonte: Allato

 

Em recente pesquisa realizada pela Alatto³ no mercado Finlandês, verificamos que o alcance do produto está na ordem de 24% do total de usuários, ou seja, abaixo do mercado asiático mais ainda com grande potencial para se popularizar, ainda mais se considerarmos que o gasto médio mensal por assinante é de US$ 2,00.

 

Mercado Nacional

 

Para o mercado nacional o serviço de "Ring Back Tones" deverá ser lançado em breve, pois diversas operadoras nacionais, como CTBC Celular, Oi, Telemig Celular, Claro e Vivo estão com equipamentos de testes ou mesmo estão definindo o fornecedor para o mesmo.

 

Segundo pesquisas recentes, baseadas em dados internacionais e após adaptações ao mercado local, estima-se que o público alvo serão principalmente os adolescentes, na faixa de 15 a 24 anos, atingindo um market share de cerca de 10% do total de assinantes das operadoras.

 

O preço de cada "Ring Back Tone" deverá ficar no mesmo patamar dos "Ring Tones", ou seja, na ordem de R$ 2,50 a R$ 4,00.

 

Futuro do Serviço

 

Antes ainda do lançamento do produto no mercado nacional, vislumbramos as suas aplicações para o futuro.

 

Imagine o assinante chegando a uma loja e podendo escolher entre 2 planos: um com assinatura mensal e outro com uma quota mensal de minutos em chamadas locais gratuitas.

 

Como isso acontecerá? Simples, com propaganda.

 

Nos EUA, esse serviço já está em fase de testes e com o lançamento previsto para janeiro/2006 Nele o assinante chamador terá minutos locais grátis em troca de 10s a 15s de propagandas curtas enquanto aguarda que o assinante chamado atenda. Bastando apenas para as operadoras programar este tempo de comercial padrão e após o mesmo dar continuidade ao processo da chamada.

 

Além do aspecto da propaganda, o próximo passo será a integração com as Redes PSTN e IP e a disponibilização de novas funcionalidades ao serviço, entre elas o "Vídeo Ring Back Tone", onde o usuário chamador assiste a um clipe musical antes do atendimento pelo usuário chamado.

 

Aspectos Regulamentares

 

No cenário internacional o serviço de RBT ainda não possui regulamentação específica, ficando a critério das agências reguladoras de cada país a definição de normas para a implementação do serviço.

 

No Brasil, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) vem tratando do assunto através de ofício circular n ° 861/2004, a mesma define que o serviço poderá ser testado, de maneira controlada, por no mínimo 6 meses e orienta que o RBT não deverá ocorrer na rede STFC (Rede Fixa) restringindo o mesmo apenas para a rede SMP (Serviço Móvel Celular) segundo ofício circular n ° 165/2005.

 

 

http://www.allato.com