Seção: Tutoriais Telefonia Celular
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Atualmente, um dos mercados que mais diminui no mundo é o de música:
Enquanto isto, neste cenário de quedas e reduções, o mercado de "Ring Tones", crescerá de aproximadamente US$ 3,5 bilhões em 2003 para cerca de US$ 5,2 Bilhões em 2008, sendo que US$ 2,4 bilhões serão oriundos de "Ring Tones" e US$ 2,8 bilhões oriundos de "Ring Back Tones".
Nesse cenário, o mercado mundial de RBT se encontra em expansão geográfica na Europa e na América do Norte.
Na Ásia, continente de origem, o serviço mostrou a sua força mesmo após o impacto do lançamento, onde alcançou cerca de 30% do total de assinantes e hoje consolidou a sua presença no mercado de SVAs (serviços de valor adicionado) com cerca de 20%.
Segue abaixo, tabela com a descrição de alguns países e a nomenclatura do serviço, o que ainda representa um problema, pois o serviço não tem uma nomenclatura unificada:
Fonte: Allato
Em recente pesquisa realizada pela Alatto³ no mercado Finlandês, verificamos que o alcance do produto está na ordem de 24% do total de usuários, ou seja, abaixo do mercado asiático mais ainda com grande potencial para se popularizar, ainda mais se considerarmos que o gasto médio mensal por assinante é de US$ 2,00.
Mercado Nacional
Para o mercado nacional o serviço de "Ring Back Tones" deverá ser lançado em breve, pois diversas operadoras nacionais, como CTBC Celular, Oi, Telemig Celular, Claro e Vivo estão com equipamentos de testes ou mesmo estão definindo o fornecedor para o mesmo.
Segundo pesquisas recentes, baseadas em dados internacionais e após adaptações ao mercado local, estima-se que o público alvo serão principalmente os adolescentes, na faixa de 15 a 24 anos, atingindo um market share de cerca de 10% do total de assinantes das operadoras.
O preço de cada "Ring Back Tone" deverá ficar no mesmo patamar dos "Ring Tones", ou seja, na ordem de R$ 2,50 a R$ 4,00.
Futuro do Serviço
Antes ainda do lançamento do produto no mercado nacional, vislumbramos as suas aplicações para o futuro.
Imagine o assinante chegando a uma loja e podendo escolher entre 2 planos: um com assinatura mensal e outro com uma quota mensal de minutos em chamadas locais gratuitas.
Como isso acontecerá? Simples, com propaganda.
Nos EUA, esse serviço já está em fase de testes e com o lançamento previsto para janeiro/2006 Nele o assinante chamador terá minutos locais grátis em troca de 10s a 15s de propagandas curtas enquanto aguarda que o assinante chamado atenda. Bastando apenas para as operadoras programar este tempo de comercial padrão e após o mesmo dar continuidade ao processo da chamada.
Além do aspecto da propaganda, o próximo passo será a integração com as Redes PSTN e IP e a disponibilização de novas funcionalidades ao serviço, entre elas o "Vídeo Ring Back Tone", onde o usuário chamador assiste a um clipe musical antes do atendimento pelo usuário chamado.
Aspectos Regulamentares
No cenário internacional o serviço de RBT ainda não possui regulamentação específica, ficando a critério das agências reguladoras de cada país a definição de normas para a implementação do serviço.
No Brasil, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) vem tratando do assunto através de ofício circular n ° 861/2004, a mesma define que o serviço poderá ser testado, de maneira controlada, por no mínimo 6 meses e orienta que o RBT não deverá ocorrer na rede STFC (Rede Fixa) restringindo o mesmo apenas para a rede SMP (Serviço Móvel Celular) segundo ofício circular n ° 165/2005.
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