Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Tecnologias e Roubo de Celulares: Introdução

 

Em vista do aumento de roubos de aparelhos celulares e das várias conseqüências ruins destes atos, tentamos da melhor forma possível e objetiva contribuir com a explanação desse tema, usando o conhecimento obtido ao longo do curso de Redes de Comunicação, em especial nas matérias sobre telefonia celular. E com isso ampliarmos nossos conhecimentos em relação a esse problema que afeta a todas as camadas sociais independentemente de qualquer poder aquisitivo.

 

Como este tutorial envolve a relação das tecnologias TDMA e GSM com roubo de celular, primeiramente são abordadas essas tecnologias de forma suscita para então formar uma base para o tema central deste tutorial. As tecnologias TDMA e GSM são encontradas em muitas fontes de pesquisas com explicações objetivas e fáceis de entender, sendo possível a sua explanação nesse artigo.

 

Já o tema “roubo de celulares” é pouco abordado por autores, estudantes e profissionais da área de telecomunicações em geral. Porém, com a junção de alguns artigos, reportagens, opiniões e livros que levemente tangenciam o tema em debate foi possível destacar partes desses conhecimentos e, com pesquisas no campo, foi possível tecer vários comentários a fim de explicar algumas possíveis causas para o aumento do “mercado negro” de celular e também tentar criar possíveis soluções com intuído de enfraquecer este mercado, que nos últimos anos tem crescido de forma bastante expressiva.

 

São explicações objetivas baseadas na realidade de muitas observações, leituras, entrevistas com profissionais da área e que de modo direto podem ser adicionadas às alternativas já existentes que tentam evitar o roubo de aparelhos celulares.

 

Hoje quando se fala em desenvolver soluções para o aumento de segurança contra roubo de algum bem, pensa-se também nos possíveis caminhos alternativos que o contraventor poderá desenvolver para burlar os dispositivos ou normas de segurança existentes para com isso se desenvolver dispositivos que possam apresentar maiores dificuldades para a ação desses contraventores.

 

Em vista desses caminhos alternativos, fica muito arriscado em se falar que existe solução única e 100% aprovada contra roubo já que não existem soluções definitivas para essa prática, pois se encontrarmos uma solução x hoje contra roubo, cedo ou mais tarde o contraventor poderá desenvolver uma ação y que iniba a solução x, e assim conseguir extraviar o bem protegido por x.

 

Com vista nessa realidade, um caminho sensato a seguir é observar o que existe hoje contra roubo de celulares e desses dispositivos selecionar qual realmente funciona e para qual ou quais os ladrões conseguem criar alternativas para obterem suas pretensões. Esses dispositivos que realmente funcionam devem ser aperfeiçoados com base nos defeitos que os outros apresentam e assim deve-se tentar criar novos sistemas que dificultem em muito a ação dos ladrões.

 

É com essa linha de pensamento (criar novos sistemas) que se pretende neste trabalho escrever sobre o roubo de celular e sua relação com as tecnologias GSM e TDMA, mostrando as possíveis causas que, de alguma forma, vêm contribuindo para que os índices de extravio desse bem aumentem e também demonstrar as possíveis soluções para que esses índices tenham considerável redução.

 

Pretende-se também relatar o que existe na atualidade concernente ao assunto, e de forma crítica descrever o que é ou não a favorável ao combate desta prática tão comum em nossos dias.