Seção: Tutoriais Telefonia Celular
|
|
||
Possíveis Causas e o Mercado Negro do Celular
Algumas das possíveis causas que influenciam o mercado negro de celulares são apresentadas a seguir.
Facilidades na Compra do Chip
Muitas vezes quando alguém adquire um celular que foi retirado de outrem, vai a alguma loja filiada a uma das operadoras e adquire um novo chip sem nenhuma dificuldade, reabilitando assim o celular irregular.
Isso decorre porque nessas filiais não existe nenhum tipo de fiscalização para se saber em qual celular o novo chip será utilizado, isto é, se será utilizado em celular regular ou em celular roubado. Neste caso, as operadoras, além de exigirem o cadastro, deveriam também amarrar a identidade do aparelho ao SIM card.
A Garantia de Receptadores
Esta causa é um dos principais elementos propulsores do mercado negro do celular. Só existe roubo de celular porque existe alguém que compre este celular para uso próprio ou para revender por preços bem abaixo dos padrões normais.
Infelizmente nessa gama de receptadores existem até lojas conceituadas que adquirem o celular roubado e os revendem como celular novo ou usado (dependendo do estado de conservação do mesmo) mediante nota fiscal adulterada.
Facilidades da Tecnologia GSM
Este aspecto já foi comentado anteriormente no tópico sobre o GSM e o roubo de celular. Como a linha de um celular GSM fica vinculada a um simples chip, basta uma simples troca desse chip para que o celular funcione com outro número.
Com isso os ladrões aproveitam essa facilidade ao roubar um celular e trocar o chip anterior por um novo, para assim repassar o mesmo com uma maior facilidade para a revenda. Já com a tecnologia TDMA é bem diferente, pois o número fica vinculado ao aparelho através do ESN, conforme já comentado.
Em conseqüência disso, ao se roubar um aparelho TDMA e se o mesmo for bloqueado, este só servirá como “sucata” de peças.
Programas Geradores de IMEI
Hoje quando uma operadora é informada por um cliente seu o qual teve seu celular roubado, ela logo procura bloquear o número desse celular contido no chip e o IMEI do mesmo que é incluído no CEMI. Porém com a existência de kits que trocam o IMEI por outro legalizado, a prática do roubo torna-se lucrativa para os maus intencionados.
Esse IMEI na verdade não é inventado aleatoriamente, mas sim copiado de algum outro celular regular que não tem seu IMEI incluso no CEMI para com isso o celular roubado funcionar normalmente.
O que geralmente acaba ocorrendo e assim este celular roubado será vendido com muita facilidade. Atualmente o novo sistema integrado que as operadoras estão adotando, IMEI diferente do original no aparelho, IMEI não cadastrados e IMEI iguais serão restringidos e não funcionarão.
Conseqüências do Roubo de Celular
Algumas das possíveis conseqüências do roubo de celulares são apresentadas a seguir.
Prejuízo Financeiro
Talvez esta seja uma das maiores conseqüências do extravio desse bem, conseqüência esta interligada com as outras que serão citadas abaixo. Como no mercado existem celulares com preços os mais variados possíveis, alguns chegando à cifra 2.000 reais, ninguém estará disposto a perder este valor empregado e não ser ressarcido. Infelizmente é o que acaba ocorrendo na maioria dos casos em que o proprietário tem seu bem extraviado.
Com isso na maioria dos casos quando o proprietário de um requintado celular tem o mesmo retirado de sua posse, recorrerá a um celular mais simples para não correr o risco de ter outro prejuízo semelhante. Enfim, esta é a conseqüência base do roubo e/ou furto do celular.
Perda de Dados do Celular
Aqui entenda-se dados como as diversas informações contidas no aparelho. Com a subtração dessas informações muitos transtornos são gerados, como por exemplo, a perda da agenda telefônica, fotos, imagens e outros. Para algumas pessoas esta perda de dados pode não significar tanto, mas para alguém que trabalhe com vendas ou outro ramo que necessite de manter muitos contatos diariamente, será uma perda e um transtorno muito grande.
Afinal para recompor parte desses dados, levará algum tempo e em conseqüência certo prejuízo financeiro com as perdas de contato. Mas atualmente as operadoras estão disponibilizando através de seus menus no software do aparelho uma aplicação que possibilita transferir os dados de sua agenda ao sistema das operadoras o qual armazenará os dados a qualquer tempo. Porém este serviço é tarifado e não se aplica a fotos, vídeos, etc.
Trauma Psicológico do Proprietário
Há pouco tempo quando algum ladrão assaltava um cidadão, exigia no ato do assalto a bolsa contendo seus pertences pessoais. Hoje o que se percebe ao conversar com vítimas de assaltos ou em informações recolhidas em delegacias, é que na maioria dos casos os ladrões pedem só o celular no ato do assalto.
Nesses casos eles não pedem ou nem perguntam se a vítima tem dinheiro, querendo apenas o celular, deixando transparecer que é bem mais “lucrativo” roubar um celular que uma bolsa. Pois com o celular em mãos, o ladrão já sabe que garantia de dinheiro, o que não é garantido ao se roubar uma bolsa.
Estes roubos quase sempre vêm acompanhados de grave ameaça, ou seja, o ladrão com manuseio de arma branca (facas ou outro instrumento cortante e pontiagudo) ou arma de fogo (revolveres, ou semelhante de fabricação caseira) ameaça grosseiramente atentar contra a vida da pessoa assaltada.
É aqui onde a vítima fica traumatizada com o excesso de truculência de muitos assaltantes, que além da humilhação verbal partem para agressão física sem nenhuma necessidade. Causas estas que acabam levando a vítima a fica com algum trauma psicológico e que em alguns casos podem levar meses para a vítima se recuperar.
Uso em Prisões para Auxilio na Prática de Crimes
Após ser roubado, quando o celular não vai para a revenda no mercado negro com preços bem abaixo do mercado formal, o mesmo tem como destino garantido as penitenciárias.
Apesar de algumas penitenciárias já possuírem bloqueadores, o celular é ainda hoje o principal instrumento para o planejamento de crime a partir das prisões. É com ele que as organizações criminosas coordenam as atividades delituosas praticadas extra-muro.
A resultante dessa conseqüência está bastante presente na mídia de nossa atualidade. Em que muitos policiais civis, militares e até bombeiros são assassinados a mando de grupos que organizam muitos atentados dentro de uma penitenciária por meio de um simples celular.
Então de alguma forma podemos concluir que o roubo de celular contribui de alguma forma expressiva para a morte de muitos inocentes. E isso deve ser levado com muita importância para se desenvolver possíveis soluções que possam inibir o extravio desse bem.
|