Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Tecnologias e Roubo de Celulares: Possíveis Soluções

 

Apesar da gravidade do problema, algumas soluções podem ser listadas como forma de tentar evitar o roubo de celulares.

 

Maior Fiscalização das Revendedoras de Celular na Venda de Chips

 

Hoje para se adquirir um chip em alguma operadora não é tarefa das mais difíceis, pois algumas vezes o vendedor não irá perguntar para qual celular o chip será direcionado e muito menos se pede a nota fiscal deste celular. Isso facilita muito para um meliante com um aparelho irregular habilitar o mesmo, dando impulso ao mercado negro de celular.

 

Em vista disso, intensificando a fiscalização ao se exigir a nota fiscal do celular em que se direcionará o chip a ser comprado, estará se formando mais uma barreira contra o roubo do celular, pois vários dados do proprietário como nome, CPF, endereço, IMEI do aparelho e outros dados serão checados, presumindo-se assim a procedência legal do celular apresentado.

 

Selo de Segurança na Nota Fiscal

 

Como em alguns lugares para se comprar um chipe, exige-se a nota fiscal como referência da procedência legal do celular, muitos ladrões utilizam de sua sapiência para forjar notas fiscais verdadeiras, a qual na verdade só contém dados falsos.

 

Como muitas das notas fiscais fornecidas pelo vendedor de celular ao cliente não tem nenhum selo de segurança e ainda algumas são preenchidas sem o uso do computador, fica muito fácil para o meliante falsificar uma nota fiscal de um celular roubado.

 

Em posse dessa nota fiscal falsa, o meliante terá uma maior facilidade de vender o celular roubado como um celular regular.

 

Maior Eficiência no Envio de Dados ao CEMI

 

Após uma pessoa ter seu celular extraviado, o procedimento a ser seguido é em primeiro lugar entrar em contato com a operadora comunicando tal fato e logo em seguida ir a uma delegacia, responsável pela região onde ocorreu o roubo, portando a nota fiscal do celular roubado e sua carteira de identidade com o intuito de formalizar o boletim de ocorrência.

 

Em posse desse B.O., ir o mais rápido possível a operadora do celular para cancelar o IMEI do celular e o mesmo ser inserido no CEMI. Essa é o procedimento mais eficaz para se evitar ao máximo que a ladrão utilize o aparelho roubado com facilidade.

 

Porém, em virtude do trauma psicológico ou da exaltação de ânimo da vítima desse roubo, aquelas etapas descritas não são percorridas o que acaba facilitando para o ladrão em habilitar novamente o celular roubado.

 

Com isso, por mais que a pessoa fique chateada com o roubo, o que não é por menos, a vítima deve logo que puder comunicar o fato à operadora munido do B.O. para que assim o envio dos dados ao CEMI seja mais eficiente.

 

Ação Periódicas dos Órgãos de Segurança Pública

 

Essa ação seria em duas vertentes:

  • Descobrir quem são os maiores receptadores desses roubos para que assim os mesmos pudessem ser punidos exemplarmente, enfraquecendo consideravelmente assim um dos componentes que mais propulsiona esse mercado negro que só tem crescido ultimamente.
  • Fazer vistorias surpresa às mais variadas assistências técnicas de celular com o intuito de verificar a procedência legal dos celulares ali encontrados. Pois quando um celular tem seu IMEI bloqueado é em alguma assistência técnica que o meliante irá tentar desbloqueá-lo. Então fiscalizar estas assistências é de suma importância para o enfraquecimento do mercado negro de celular, além de se exigir das operadoras uma maior exigência dos clientes ao comprar um chip, como nota fiscal do celular.

Uso Mais Discreto do Celular

 

Essa possível solução para se evitar o roubo de celular está diretamente relacionada com o comportamento do usuário do celular em público. Tais dicas não vão evitar 100% que o celular seja roubado, mas com certeza irão contribuir em muito para que o aparelho não seja roubado.

 

Algumas dicas são:

  • Evitar exibir o aparelho e deixa-lo amostra;
  • Mantenha-o dentro do bolso da camisa, do paletó ou bermuda;
  • Evite deixa-lo sobre a mesa de restaurante, bares, lanchonete ou outros lugares;
  • Guarde-o na bolsa;
  • Preste muita atenção à sua volta quando for atendê-lo;
  • Evite ao máximo manter conversações no celular em lugares abertos como ruas, praças e outros.