Seção: Tutoriais Transmissão

 

Redes SDH: Topologias

 

Equipamentos

 

O padrão SDH definiu 3 tipos de equipamentos para compor a rede:

  • TM (Terminal Multiplex): possui apenas uma interface de agregado e possibilita a inserção (add) ou retirada (drop) de tributários de diversas hierarquias;
  • ADM (Add and Drop Multiplex): possui duas interfaces de agregados e possibilita a inserção (add) ou retirada (drop) de tributários de diversas hierarquias. Estes equipamentos também podem ser usados como regeneradores de sinal, quando nenhuma interface de tributário é instalada.
  • SDXC (Synchronous Digital Cross-connect): possui interfaces de entrada e saída de diversas hierarquias e pode interliga-las com uma grande infinidade de combinações.

A figura a seguir apresenta esses equipamentos.

 

 

Embora esses tipos de equipamentos tenham sido especificados nas recomendações do ITU-T, com detalhes de blocos funcionais, os fabricantes de equipamentos fornecem, em sua maioria, apenas os ADM's, que podem executar a função de ADM e de TM com diversas capacidades de taxas de bits, e os SDXC, também com diversas possibilidades de configuração.

 

Para selecionar e utilizar esses equipamentos em redes SDH devem ser considerados os seguintes aspectos:

  • Tributários: tipos (elétricos, ópticos), taxas de bits, número de interfaces por placas e número máximo de placas no equipamento;
  • Agregados: tipos (elétricos, ópticos), taxas de bits e número máximo de placas no equipamento;
  • Matriz de Conexão Cruzada (Cross-connect Matrix): capacidade total da matriz e taxas de bits do canais a serem multiplexados.

Topologias de Rede

 

As redes SDH podem ter as seguintes topologias:

  • Ponto-a-ponto: 2 equipamentos terminais interligados por um único meio físico;
  • Barramento: 3 ou mais equipamentos interligados por um único meio físico, sendo 2 equipamentos terminais e os demais equipamentos ADM;
  • Anel: 3 ou mais equipamentos ADM interligados através de um único meio físico;.

A figura a seguir apresenta esses tipos de topologias e suas variações.

 

 

As topologias de rede podem ainda ser classificadas como:

  • Física: visão da rede a partir da sua topologia física, ou seja, considerando o meio físico utilizado e os seus equipamentos;
  • Lógica: visão da rede a partir da interligação dos equipamentos sem considerar a topologia da rede física.

Na maioria dos casos, as visões de rede física e lógica são as mesmas. Entretanto, em algumas situações as restrições impostas para a construção da rede física podem levar os projetistas a elaborar um projeto onde, embora a rede tenha uma configuração ponto-a-ponto ou barramento, a rede lógica possa ter a configuração em anel. Os exemplos apresentados a seguir ilustram este caso.

 

Exemplos de Topologias

 

A figura a seguir apresenta exemplos de segmentos de rede, destacando as diferenças entre topologia física e lógica.

 

 

As redes que são implantadas com configuração física ponto-a-ponto ou barramento e configuração lógica em anel são comummente chamadas de anel "amassado" ou, em inglês, "flat ring".