Seção: Tutoriais Banda Larga

 

Redes LAN/MAN Wireless II: Tipos de Rede

 

Apresentam-se, a seguir, os tipos de rede do padrão 802.11.

 

Independent Basic Service Set (IBSS)

 

Uma rede IBSS consiste de pelo menos duas estações, onde não há ponto de acesso que conecte a rede a um sistema de distribuição. Essa rede também é conhecida como uma rede sem fio Ad-hoc.

 

Basic Service Set (BSS)

 

Uma rede BSS consiste de um simples Access Point (AP) que suporta um ou mais clientes sem fio. Essa rede é também conhecida como Infrastructure Wireless Network (Rede Infra-estrutura). Nessa rede todas as estações se comunicam entre si através de um AP. Esse tipo de rede tem o inconveniente de consumir o dobro da banda, mas um dos grandes benefícios é o armazenamento dos dados enquanto as estações estão em modo de economia de energia (Power Save).

 

O AP provê conectividade entre as estações e a rede cabeada e fornece também funcionalidade de bridge quando uma estação inicia a comunicação com outra estação ou com um nó do sistema de distribuição (Distribution System - DS).

 

Extended Service Set (ESS)

 

Uma rede ESS é constituída por dois ou mais AP’s conectados na mesma rede cabeada que pertencem ao mesmo segmento lógico (subnet), separado por um roteador.

 

Distribution Systems (DS)

 

Os AP’s de múltiplos BSS’s são interconectados através do DS. Isso provê mobilidade, pois as estações podem mover-se de um BSS para outro BSS. Os AP’s podem ser interconectados através da rede cabeada ou não. O DS é o componente lógico usado para interconectar BSS’s. O DS provê serviços que permitem o roaming entre as estações e os BSS’s.

 

A figura 1 apresenta de forma esquemática os componentes de uma ESS e de uma IBSS.

 

Figura 1: Arquitetura Lógica de uma rede 802.11.