Seção: Calendário

 

Serviços em Nuvem I: Modelos de Implantação

 

Os modelos de implantação tratam sobre o acesso e disponibilidade de ambientes de computação em nuvem. A restrição ou abertura de acesso depende do processo de negócio, do tipo de informação e do nível de visão (Sousa, Moreira, & Machado, 2009). Algumas empresas podem não desejar que todos os usuários possam acessar e utilizar determinados recursos no seu ambiente de computação em nuvem. Neste sentido, surge a necessidade de ambientes mais restritos, onde somente alguns usuários devidamente autorizados possam utilizar os serviços providos. Os modelos de implantação da computação em nuvem podem ser divididos em nuvem pública, privada, comunidade e híbrida (Mell & Grance, 2011). A figura 6 ilustra a relação entre esses modelos de implantação, que se diferenciam pela localização onde o serviço está sendo executado e pelo nível de acesso à infraestrutura.

 

Figura 6: Relação entre os tipos de implantação de computação em nuvem

[adaptado de (Loeffler, 2011)]

 

Nuvem Privada

 

No modelo de implantação de nuvem privada, a infraestrutura de nuvem é utilizada exclusivamente por uma organização. A nuvem pode ser detida, gerenciada e operada pela própria organização, por terceiros ou uma combinação destes; e está localizada dentro da empresa.

 

Nuvem Privada Hospedada

 

Este modelo se difere do anterior, nuvem privada, ao fazer uso de uma infraestrutura de nuvem situada remotamente.

 

Nuvem Pública

 

No modelo de implantação de nuvem pública, a infraestrutura da nuvem é disponibilizada para o público em geral, sendo acessada por qualquer usuário que conheça a localização do serviço. A infraestrutura pode ser detida, gerenciada e operada por uma organização empresarial, acadêmica, governamental ou alguma combinação entre estes. A infraestrutura fica localizada internamente no provedor.

 

Nuvem Comunidade

 

No modelo de implantação de nuvem comunidade, a infraestrutura de nuvem é compartilhada por várias organizações e oferece suporte a uma comunidade específica que possui as mesmas preocupações (por exemplo, missão, requisitos de segurança, política e considerações de conformidade). Este tipo de modelo de implantação pode existir localmente ou remotamente e pode ser detida, gerenciada e operada por uma ou mais organizações pertencentes à comunidade, por terceiros ou alguma combinação destes.

 

Nuvem Híbrida

 

No modelo de implantação de nuvem híbrida, existe uma composição de duas ou mais nuvens – que podem ser privadas, comunidade ou pública – e que permanecem como entidades exclusivas, mas que são agrupadas por tecnologia padrão ou proprietária, possibilitando a portabilidade de dados e de aplicativos (por exemplo, extrapolação de nuvem para balanceamento de carga entre nuvens).