Seção: Calendário

 

Serviços em Nuvem I: Desafios da Computação em Nuvem

 

A definição do modelo de Computação em Nuvem é uma área ainda em desenvolvimento e, portanto, existe uma série de desafios e preocupações que devem ser levados em consideração no momento da escolha por utilizar ou não este modelo. Alguns desses desafios e preocupações são apresentados a seguir.

 

Segurança

 

Segurança é uma preocupação significativa para diretores de empresas de TI ao contratar um provedor de serviços na nuvem. Segurança física por intermédio do isolamento da infraestrutura é um requisito crítico para nuvens privadas, mas nem todos os usuários de serviços na nuvem necessitam desse nível de investimento. Para aqueles usuários, o provedor da nuvem deve garantir isolamento dos dados e disponibilidade da aplicação por intermédio do isolamento de múltiplos inquilinos. Além disso, autenticação e autorização dos usuários e criptografia do caminho da rede do usuário até o provedor da aplicação são outros fatores a serem considerados.

 

No que diz respeito à confiabilidade e responsabilidade, o provedor deve fornecer recursos confiáveis, especialmente se a computação a ser realizada é crítica e deve existir uma delimitação de responsabilidade entre o provedor e o usuário (Sousa, Moreira, & Machado, 2009). Dessa forma, devem existir (ou deve-se ter) meios para impedir o acesso não autorizado a informações e que os dados sensíveis permaneçam privados, pois estes podem ser processados fora das empresas (Agrawal, Abbadi, Emekci, & Metwally, 2009). Em geral, cada sistema tem seu próprio modelo de dados e política de privacidade dos dados (Cooper, et al., 2009). Quando ocorre a movimentação de dados entre sistemas, deve-se garantir a privacidade dos dados - mesmo com a mudança entre modelo de dados - e que aplicações multi-inquilino acessem dados de outras aplicações apenas de acordo com as políticas definidas.

 

Disponibilidade

 

A disponibilidade de serviços permite aos usuários acessar e utilizar a nuvem onde e quando desejarem. Como geralmente os serviços são disponibilizados pela Internet podem ocorrer atrasos e sistemas indisponíveis. Os ambientes de computação em nuvem devem prover alta disponibilidade. Para tanto, esses podem utilizar técnicas de balanceamento de carga dinâmico e composição de nuvens de forma a atender às necessidades dos usuários. Por exemplo, podem-se construir aplicações altamente disponíveis com a implantação de duas ofertas de nuvem diferentes. Caso uma das nuvens falhe, a outra nuvem continua a apoiar a disponibilidade das aplicações (Kuyoro, Ibikunle, & Awodele, 2011).

 

Escalabilidade e Desempenho

 

A escalabilidade foi uma das características fundamentais que conduziram ao surgimento da computação em nuvem (Sousa, Moreira, & Machado, 2009). As nuvens de serviços e as plataformas oferecidas podem ser dimensionadas levando em consideração diversos fatores, tais como localizações geográficas e desempenho. Apesar das limitações de rede e segurança, as soluções de computação em nuvem devem fornecer elevado desempenho, além de serem flexíveis para se adaptar diante de uma determinada quantidade de requisições. Como os ambientes de computação em nuvem possuem acesso público, é imprevisível e variável a quantidade de requisições realizadas, tornando mais complexo fazer estimativas e garantias de QoS.

 

Preocupações Regulatórias e Legais

 

Estes são fatores que se tornam importantes, especialmente nos casos envolvendo armazenamento de dados na nuvem. Neste caso, poderia acontecer de as leis de onde os dados estão de fato armazenados não serem as leis de jurisdição onde a organização está localizada. As leis de proteção e privacidade de dados em alguns casos podem requerer que dados privados permaneçam em território nacional e em alguns casso que esses dados não possam ser hospedados fora da empresa. Alguns fornecedores já oferecem serviços especializados que levam em consideração tais requisitos, como serviços com datacenters com localização definida e políticas de acesso especiais.

 

Acordos de Nível de Serviço – Service Level Agreements (SLAs)

 

Embora os usuários de serviços na nuvem não tenham controle sobre a infraestrutura de base, eles necessitam da garantia da qualidade de serviço, confiabilidade e desempenho dos recursos contratados, visto que a migração envolve transferir funções vitais de seus negócios para a nuvem. Em outras palavras, torna-se vital para os usuários obter garantias de entrega de serviço dos provedores. Tipicamente, essas garantias são providas por SLAs negociados entre os provedores e clientes.