Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

SIM Cards: Funções

 

Funções básicas

 

As duas funções básicas do cartão SIM são autenticação do cliente e roaming.

 

O número do telefone e o billing das chamadas estão relacionados ao cartão SIM, ao contrário do que acontece hoje com as tecnologias que identificam o usuário pelo aparelho. Da mesma forma, o acesso aos dados armazenados no SIM é independente ao aparelho.

 

A utilização do cartão SIM traz maior segurança tanto para o usuário como para a operadora, pois são feitas checagens de senhas e autenticação do usuário na rede GSM através do cartão.

 

No momento que o telefone é ligado, o usuário deve digitar sua senha pessoal de 4 dígitos denominada PIN – Personal Identification Number. Caso esta senha seja digitada incorretamente um certo número de vezes consecutivas, o SIM Card é bloqueado automaticamente e somente poderá ser desbloqueado usando a Chave de Senha de 8 dígitos PUK – PIN Unblocking Key. Se o PUK for digitado incorretamente 10 vezes consecutivas, o SIM Card é automaticamente bloqueado.

 

A tecnologia GSM inclui outras 2 chaves adicionais, sendo o PIN 2 e o PUK 2. Através do PIN 2 é possível configurar o SIM Card para desbloquear o PIN e efetuar funções específicas definidas pela operadora móvel, como por exemplo configurar o SIM Card para efetuar ligações somente para os números pré-definidos pelo usuário.

 

Da mesma forma que o PUK é a chave de senha para a senha PIN, o PUK 2 é a chave de senha para o PIN 2.

 

A arquitetura da tecnologia GSM proporciona conexão inteligente e segura que permite a troca de informações entre o cartão SIM e a rede GSM.

 

Funções complementares

 

O SIM Tool Kit (STK) é um dos destaques da Fase 2+ do GSM. Trata-se de um conjunto de comandos padronizados pela norma 11.14 que são implementados em SIM Cards dos diversos fabricantes. Se torna então uma plataforma universal de programação que permite o desenvolvimento e provisionamento de serviços de valor adicionado e e-commerce em SIM Cards GSM 2.5G, tais como: serviços de informações de tráfego, previsão do tempo, entretenimento (cinema, teatro, etc), reservas de vôos, entre muitos outros.

 

Aplicações SIM Tool Kit são definidas pelas operadoras móveis celulares como fator de diferenciação de seus serviços. Parcerias com provedores de conteúdo são de importância vital para a oferta deste tipo de serviço.

 

Da mesma forma que o STK, a funcionalidade OTA – Over The Air – foi também um dos destaques no lançamento da Fase 2+. Esta funcionalidade permite alterações/ atualizações de dados no SIM Card através da rede diretamente, viabilizadas através de SMS, bem como o download de aplicações sem a necessidade de haver contato físico com o SIM card.

 

Os requerimentos para viabilizar a solução OTA são:

  • SIM Cards habilitados com a funcionalidade OTA
  • Bibliotecas de Software OTA para comunicação com diversos SIM Cards
  • Funcionalidade OTA na rede: Customer Care, Short Message Service Centre, Gerenciador OTA

As soluções OTA são proprietárias, uma vez que o mercado demandou a solução antes mesmo que a padronização fosse possível. Sendo assim, cada fornecedor disponibiliza sua biblioteca OTA de modo que a operadora possa implementá-la em sua rede, como forma de possibilitar a comunicação entre os diversos fabricantes. A biblioteca compõe uma lista de padrões, comandos, atualizações, e o código fonte proprietário responsável por cada operação.

 

Algumas funções complementares podem ser relacionadas abaixo:

  • Agenda telefônica armazenada no SIM Card
  • SMS (Short Message Service) entre pessoas
  • Serviços de informação como por exemplo, saldo de conta pré-paga
  • Chat
  • Download de tons para o aparelho
  • Barrar e transferir ligações, bem como deixar a chamada em espera
  • Acesso a dados através de WAP – Wireless Application Protocol
  • Envio e recebimento de e-mail
  • etc

Funções avançadas

 

Com a evolução da tecnologia, serviços avançados podem ser oferecidos e utilizados pelos usuários do GSM, de modo a oferecer maior flexibilidade, mobilidade e conveniência, tais como:

  • MMS – Multimedia Messaging Service - onde a mensagem a ser enviada é totalmente personalizada. Por exemplo, tira-se uma foto, adiciona-se uma música e envia ao destinatário pelo celular.
  • mobile banking, o qual permite visualização de saldo bancário, efetuar aplicações financeiras, efetuar transferências entre contas, etc.
  • e-commerce, permitindo a realização de compras de produtos e serviços através do celular, como presentes, tickets de cinema, teatro, etc
  • loteria, no qual o usuário não precisa mais se deslocar a uma casa lotérica para efetuar sua aposta.