Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

SIM Cards: Tecnologia

 

Capacidade de memória e tecnologia

 

Os SIM Cards estão disponíveis nas versões 8 Kbytes (muito pouco utilizado atualmente), 16 Kbytes, 32 Kbytes, 64 Kbytes e 128 Kbytes de memória EEPROM.

 

Com o lançamento de novas aplicações e serviços aos usuários, maior memória do SIM Card é requerida. Desta forma, operadoras novas já estão utilizando seus SIM Cards a partir de 32 Kbytes de memória uma vez que lançam seus serviços já com funções de valor adicionado, não se restringindo apenas a serviços de voz e tendem a migrar rapidamente para 64 Kbytes, que já se tornaram padrão para muitas operadoras, de modo a ampliar sua oferta de serviços.

 

Em aproximadamente 2 anos, deve ocorrer a migração para cartões de capacidade maior e assim sucessivamente.

 

Os SIM Cards disponíveis atualmente são baseados em máscaras (sistemas operacionais) proprietárias, ou com “Virtual Machine Java” (simplesmente denominados SIM Cards Java) e com “Micro-Browser implementado”, como por exemplo o WIB Browser. Existem ainda variações importantes como o Micro-Browser implementado sobre um SIM Card Java.

 

No passado era muito comum a utilização de soluções proprietárias, o que não mais reflete a tendência de mercado. Devido às vantagens do Java e dos Micro-Browsers, as operadoras têm adotado estas soluções em suas redes.

 

A maior vantagem para as operadoras móveis celulares oferecida pelo Java é a interoperabilidade entre produtos de diferentes fornecedores, especialmente o SIM Card, bem como o fácil e flexível gerenciamento, operação e implementação de novos serviços de valor adicionado.

 

SIM Card Java

 

O SIM Card Java contempla funções novas e especiais inerentes à tecnologia Java, o que permite uma melhor utilização da memória EEPROM do SIM Card. Alguns exemplos podem ser citados:

  • Garbage Collection: após a remoção de uma aplicação (ou applet), todos os componentes também são removidos, estando a memória “limpa” e disponível para novo uso.
  • Dynamic Memory Allocation: blocos de memória “limpa” e disponível para novo uso são vistas como único bloco de memória disponível, não havendo necessidade de bloco contínuo de memória disponível.
  • Memory De-fragmentation: blocos de memória são fisicamente alocados (processo similar que ocorre em um PC). Re-utilização da memória livre como bloco contínuo de memória disponível.

A tecnologia Java já foi comprovada no mundo PC e aceita pelos institutos internacionais de padronização como ETSI e 3GPP, já existindo especificações padronizadas (exemplo Java 2.1.1)

 

O Java também é aceito como solução interoperável para SIM Cards, que representa uma solução para plataformas abertas.

 

As principais vantagens proporcionadas pelo Java são mencionadas abaixo:

  • desenvolvimento único de aplicações => conceito write once, run everywhere
  • existência de muitos profissionais aptos a desenvolver aplicações em Java
  • re-utilização de programas
  • mecanismo de carregamento de applets é padronizado

Os SIM Card com Micro-Browser

 

Os cartões com Micro-Browser permitem acesso a informações e serviços baseadas em servidores que trabalham juntamente com um sistema OTA.

 

Enquanto as aplicações baseadas em SMS:

  • utilizam comandos SIM Toolkit
  • executam e buscam informações específicas
  • são enviadas para o aparelho celular via SMS
  • são visualizadas como Menus SIM Tool Kit normais no visor do aparelho

Os SIM Cards com Micro-Browser permitem aplicações dinâmicas:

  • as aplicações são armazenadas em um servidor
  • as aplicações podem ser alteradas quantas vezes for necessário
  • não há necessidade de substituir cartões massivamente

Algumas aplicações são residentes no cartão e podem ser atualizadas pelo usuário, como por exemplo, homepages, bookmarks, etc.