Seção: Tutoriais Infraestrutura
|
|
||
Driver de Potência
Para a parte de driver de potência para o acionamento dos relés da régua de tomadas, foram utilizados oito opto acopladores LTV-4N25 [7] fabricado pela (Fairchild Semiconductor). O opto acoplador fornece o isolamento elétrico conveniente, além de possibilitar o uso de uma fonte de tensão externa em seu segundo estágio. Desta forma, podemos usar este aparelho apenas para fornecer um curto nos 8 terminais de saída, possibilitando o acionamento do relé alimentado por uma outra fonte de tensão, além de simplesmente fechar um circuito com a alimentação do aparelho.
O opto acoplador tem um funcionamento bem simples, em seus terminais 1 e 2 está ligado um diodo infravermelho e quando ativo por uma tensão em torno de 1.5v o diodo inicia a emissão do infravermelho ativando assim o transistor fotossensível nos terminais 4 e 5 como mostrado na figura 7.
Figura 7: Esquema do opto acoplador LTV-4n25 Fonte: Datasheet
Régua de Tomadas
Para o controle das tomadas foram utilizados oito relés do tipo padrão de 5V, 127V 10A conectados como normalmente fechados e um diodo 1N4148 ligados em paralelo a bobina do relé, ficando dentro da estrutura da régua. Essa solução se mostrou mais prática pela possibilidade da troca e manutenção do circuito de controle sem o desligamento dos equipamentos nela ligados.
Segundo Newton C Braga [8]:
[...] O diodo tem como objetivo, proteger o circuito contra uma tensão inversa gerada no momento em que o relé é desenergizado havendo então a indução de uma tensão. Esta tensão tem polaridade oposta àquela que criou o campo e pode atingir valores muito altos. Podendo causar sérios danos ao circuito.[...] (2013)
A conexão da régua de tomadas com o circuito foi feita utilizando um cabo multi‑vias com conector do tipo DB9. A caixa da régua possibilitou a instalação dos relés internamente sem necessidade de adaptações mecânicas, permitindo a proximidade entre os relés e as tomadas. Outra vantagem da régua escolhida, foi o seu padrão 19” permitindo a sua utilização em bastidor ou rack, padrões muito utilizados em telecomunicações. Figura 8.
Figura 8: Régua de tomadas Fonte: http://brdshop.com.br
Circuito Final
O circuito final obtido foi desenvolvido através do software "CadSoft EAGLE [9]” e que é mostrado na figura 9. Onde podemos notar a presença de um LED conectado na porta 5 no CI MT8870DE no qual tem a finalidade de sinalizar o reconhecimento do digito DTMF, facilitando eventuais testes no equipamento.
Foi colocado também um potenciômetro do tipo Trimpot na conexão dos pinos 2 e 3 do CI MT8870DE responsável pelo ajuste fino do ganho da entrada de áudio do CI. Como o circuito depende da utilização de um aparelho de telefone celular, disponibilizamos dois tipos de saída para a alimentação do aparelho de celular, uma saída do tipo USB devido a vasta utilização deste tipo de conexão para efetuar a recarga da bateria, e uma saída através de um conector do tipo PCF1-02, ambos com a própria alimentação de 5V do circuito.
Para o acionamento dos relés, que estão dentro das tomadas, foram disponibilizadas duas configurações controladas por dois jumpers dispostos em paralelo e com duas posições em cada um como mostrado na figura 9. Para que os relés utilizem a alimentação do próprio circuito, ou seja, a alimentação de 5V, basta ligar os jumpers na posição "INT”. Caso contrário, ligando os jumpers na posição "EXT” isolará o circuito completamente das conexões com os relés através do isolamento do opto acoplador. Desta forma será necessário que a régua de tomadas tenha a sua própria alimentação para os relés, possibilitando até mesmo a instalação de dispositivos de maior carga.
Figura 9: Esquemático do circuito
Figura 10: Chave de seleção alimentação dos relés
|