Seção: Tutoriais Banda Larga

 

SLA: O que é

 

SLA é um documento formal, negociado entre as partes, na contratação de um serviço de TI ou Telecomunicações. O SLA é colocado geralmente como anexo do contrato e tem por objetivo especificar os requisitos mínimos aceitáveis para o serviço proposto. O não cumprimento do SLA implica em penalidades, estipuladas no contrato, para o provedor do serviço.

 

Um SLA pode cobrir itens como qualidade do serviço, critérios de cobrança, provisionamento, processo de atendimento e relatórios fornecidos ao cliente.

 

Um SLA deve conter parâmetros objetivos e mensuráveis os quais o provedor de serviços se compromete a atender.

 

Este tutorial terá por foco a apresentação dos parâmetro típicos de um SLA utilizado na contratação de serviços de telecomunicações como o aluguel de uma linha dedicada de dados TDM ou um circuito virtual através de uma rede de comutação de pacotes.

 

Os requisitos típicos que devem fazer parte de um SLA para um serviço de telecomunicações são:

  • Disponibilidade do Serviços
  • Compromissos com tempos e prazos
  • Requisitos de desempenho