Seção: Tutoriais Banda Larga

 

SLA: Disponibilidade do Serviço

 

Um serviço de telecomunicações é um serviço de provimento contínuo e ininterrupto 24 horas por dia e sete dias por semana. Desta forma a disponibilidade do serviço passa a ser um parâmetro chave de um SLA para serviços de telecomunicações.

 

A Indisponibilidade de um serviço é definida como o percentual do tempo em que o serviço ficou fora de operação. Por exemplo, a indisponibilidade anual de um serviço que ficou fora de operação por um dia durante o ano é de 1/365 = 0,27%.

 

A Disponibilidade de um serviço é definida como o percentual do tempo em que o serviço ficou em operação. Ou seja,

 

Disponibilidade = 1- Indisponibilidade

 

No exemplo acima a Disponibilidade é 99,73%.

 

A tabela a seguir apresenta alguns valores de Disponibilidade Anual em função do tempo que um serviço ficou indisponível no ano. Uma tabela mais completa pode ser encontrada na seção de referência rápida do Teleco.

 

Disponibilidade

A (%)

Tempo indisponível

em um ano

99,9999999
0,03
seg
99,999999
0,32
seg
99,99999
3,15
seg
99,9999
31,54
seg
99,999
5,26
min
99,99
52,56
min
99,9
8,76
hrs
99,0
3,65
dias
90
36,50
dias

 

A tabela acima mostra o impacto que um nove a mais na disponibilidade de um serviço provoca na redução do tempo em que ele está indisponível no ano. É preciso no entanto balancear a exigência de disponibilidade no SLA com o custo do serviço.

 

O aumento da disponibilidade é conseguido com o aumento dos níveis de redundância e eliminação de pontos de falha simples, o que torna mais caro o serviço.

 

A disponibilidade de um serviço é estimada a partir da disponibilidade das suas partes. A disponibilidade de um serviço que consiste de partes em série é dada pelo produto da disponibilidade das partes.

 

Exemplo

 

Contratação de um circuito de longa distância entre São Paulo e Rio de Janeiro composto de:

 

Acesso local SP + Circuito longa distância + Acesso local RJ

 

Se cada um dos circuitos tiver uma disponibilidade 99,9% a disponibilidade do serviço será:

 

99,9% x 99,9% x 99,9% = 99,7%

 

Ou seja, se um circuito de longa distância com 99,9% de disponibilidade implicava em ficar 8,76 horas fora de operação em um ano, ao se considerar o serviço completo com os acessos a disponibilidade caiu para 99,7% e o tempo de indisponibilidade em um ano aumentou para 26,28 horas.