Seção: Tutoriais Banda Larga

 

SLA: Requisitos de Desempenho

 

Na seção anterior tratou-se da disponibilidade de um serviço considerando-se o tempo que ele está em operação ou não. É preciso no entanto definir o serviço e a quais requisitos mínimos ele deve atender para ser considerado operacional. Estes requisitos envolvem principalmente a especificação, conforme o caso, de parâmetros como:

  • Velocidade (Taxa de bits)
  • Taxa de erros
  • Atraso (no caso de redes de pacotes)

A decisão se um sistema está operacional ou não, o que caracteriza uma indisponibilidade do sistema, envolve uma zona cinzenta em que o serviço não atende a todos os requisitos de desempenho mas ainda está em condições de ser utilizado pelo cliente. É importante, portanto, definir níveis de degradação do serviço e parâmetros de disponibilidade para estes níveis de degradação.

 

Os enlaces rádios, por exemplo, têm definido em norma objetivos de disponibilidade do enlace associadas a várias taxas de erro e garantindo uma disponibilidade final ao enlace de 99,995%. O que alguns provedores de serviço não consideram no entanto é que a disponibilidade do serviço para o cliente deve envolver a disponibilidade do enlace e a disponibilidade dos equipamentos rádio nas duas pontas e que formam uma associação série com a disponibilidade do enlace.

 

Estas considerações são de maior importância ainda quando o serviço contratado é uma rede com vários pontos de acesso e a falha de um deles pode não ser considerada uma indisponibilidade do serviço como um todo e sim um serviço com nível de desempenho degradado.

 

Uma das maneiras de se levar em conta no SLA níveis de degradação é estabelecer um fator de degradação do serviço para multiplicar o tempo de indisponibilidade conforme o nível de degradação, como exemplificado na tabela a seguir.

 

Tipo de Falha Fator de Degradação do Serviço
Serviço totalmente indisponível 1
Taxa de erros 20% acima do estabelecido 0,9
Velocidade menor que 50% do requisito 0,6