Seção: Calendário

 

Small Cells: Conceitos e Características

O que é?

 

Pequenas células, as small cell englobam várias tecnologias diferentes, mas pode-se descrevê-las como qualquer coisa que não seja um macro-site típico. Eles são implantados para resolver problemas de capacidade de rede em uma área relativamente pequena, como um hot spot ou uma zona importante.

 

Figura 2: Alternativas de instalação de Small Cells

 

Ocupando menos espaço, eles ajudam a garantir conectividade contínua. As operadoras podem facilmente substituir grandes sites em áreas urbanas lotadas com várias células menores ou até mesmo aumentar a cobertura usando soluções de células pequenas.

 

Encolhendo e/ou quebrando o tamanho de cada célula, os operadores podem suportar mais usuários por metro quadrado. Isso significa menos chamadas bloqueadas e velocidades de dados mais consistentes nas densas cidades.

 

Existem várias maneiras de se implantar células pequenas para expandir a capacidade: podem ser em bancas, postes, marquises, sacadas, pilares e laterais de edificações.

 

Com essas diferentes abordagens disponíveis, é fácil entender por que as pequenas células estão ganhando vantagem em meio aos desafios de aquisição de sites e ao crescimento de locais de alto uso onde a capacidade precisa ser aumentada com urgência.

 

Uma variedade de abordagens será vital para as operadoras de redes sem fio no mundo de hoje, onde a qualidade do serviço é um dos principais impulsionadores da lealdade do cliente.

 

Características

 

As principais características das small cells são apresentadas a seguir:

  • Número de usuários: ~100.
  • Potência máxima de transmissão: 100mW ~10W.
  • Raio de cobertura: 100m.
  • Altura máxima de instalação: 6~7m.
  • Tecnologia: 3G/4G MIMO.
  • Largura de canal: até 40MHz.
  • Backhaul: Microondas e fibra.

 

Figura 3: Exemplo de equipamento a ser instalado em uma Small Cell