Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

Serviços SMS II: Introdução

 

A evolução da telefonia móvel celular fez com que as operadoras oferecessem uma grande diversidade de serviços como downloads de jogos, músicas, vídeos, videochamadas e muito mais. O usuário passou se interessar por todas as novas vantagens oferecidas por essa rede, além do serviço principal, a voz.

 

Dentre tantas novidades, surgiu o interesse das empresas fornecerem serviços de localização. Eles surgiram nos Estados Unidos, impulsionados pelas regras adotadas através Comissão Federal de Comunicações (FCC – Federal Communications Commission), órgão do governo americano, semelhante à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) no Brasil, pois controla as atividades das empresas de telecomunicações naquele país. A regra obrigava à operadora fornecer a localização do usuário que realizasse uma chamada de emergência. A decisão foi muito bem aceita pela sociedade, mas para as empresas os custos seriam altos. Para obter o retorno sobre o investimento, as operadoras começaram a elaborar serviços que pudessem ser tarifados com base na posição geográficas dos clientes. Dessa forma, surgiu o conceito comercial dos serviços de posição geográfica, conhecidos hoje como Serviços Baseados em Localização (LBS – Location Based Services) (GUEDES, 2003).

 

O conceito de LBS é um serviço de informação baseado na localização geográfica, que pode ser acessado por uma Estação Móvel (EM) através de uma rede móvel (VIRRANTAUS et al, 2001).

 

Os serviços podem ser os mais variados como, por exemplo, controle para localização de filhos, promoções em shoppings, lojas e cinemas, meteorologia, esportes e etc. Mesmo sabendo que hoje muitos celulares já possuem sistemas de posicionamento acoplados aos aparelhos, embora sejam bastante caros para os usuários de sistemas pré-pagos, os quais passam de 80% dos usuários no Brasil, segundo a ANATEL, a motivação desta pesquisa é prover um serviço de localização mais acessível para essa parcela de consumidores. Baseado nestas idéias, será mostrado o funcionamento de um serviço, via mensagens de celular, que dará a localização de um usuário numa cidade bastante em conta para o bolso do cliente, uma vez que os custos mensagens de texto são da ordem de centavos nas operadoras. Também serão explicados os objetivos e metas, as quais serão desenvolvidas no decorrer da pesquisa. Vale a pena mencionar que a implantação do serviço não foi feita, pois haveria a necessidade de um acordo com uma operadora de telefonia móvel para prover um ambiente de testes, o que não foi possível.

 

O ponto chave do funcionamento eficaz do serviço é a escolha de um modelo de propagação que apresente o menor erro médio do ponto geográfico que o cliente se encontra, por isso objetivo principal desta pesquisa é a avaliação dos modelos de propagação Log–distância e COST-231, bem como a técnica de Avanço de Tempo (TA – Timing Advance) para localizar uma EM utilizando o Método da Trilateração de Potência, analisando as vantagens e desvantagens de cada uma para o serviço. Como objetivo secundário será apresentado o funcionamento de um serviço de mensagens baseado na localização geográfica de um celular. Para galgar os objetivos desejados a metodologia utilizada será a execução de um teste prático, especificamente no bairro do IPSEP, Recife – PE, onde serão coletados dados para aferir a eficiência dos modelos de propagação estudados e o cálculo da coordenada geográfica onde o celular estará localizado.

 

O tutorial parte I apresentou a base teórica para o desenvolvimento da pesquisa, iniciando com a descrição das características e arquitetura da Rede Celular. A seguir apresentou pontos importantes da transmissão de ondas eletromagnéticas e discutiu como fatores e ambientes afetam a sua propagação. Na última seção apresentou as características de alguns dos Sistemas de Localização.

 

O tutorial parte II apresenta o funcionamento do serviço baseado na localização do usuário, com a descrição detalhada do teste prático realizado para escolha do modelo de propagação mais adequado para o serviço, com obtenção das medições, cálculos e analise de resultados, apresentando ainda as conclusões da pesquisa.